A bebida nacional da Escócia
O whisky é a bebida nacional da Escócia e há mais de 100 destilarias de whisky em funcionamento atualmente no país, todas produzindo o famoso ‘single malte’, um termo que significa o produto de uma única destilaria.
Parte da produção vai para misturas como para a Johnnie Walker, enquanto o restante é vendido como um único malte sob marcas como Glenfiddich, Glenlivet, Dalwhinnie e Auchentoshan.
Passeios nas destilarias da Escócia com guia brasileiro. Confira os pacotes pela Rota do Whisky na Escócia.
Fala com a gente: contato@germanroutes.com.br ou pelo whatsapp +49 17676124420
Aqui no texto você confere:
- Tipos de Whisky
- Processo de fabricação
- As regiões de whisky na Escócia
Tipos de Whisky
O whisky de single malte é feito de cevada. Há um pequeno número de destilarias que produzem uísque a partir de grãos, como trigo ou milho. O whisky de grão tende a ser produzido em escala industrial e é principalmente utilizado como um dos principais constituintes do whisky misturado.
Existem três tipos diferentes de whisky escocês: whisky de malte (também conhecido como single malt), whisky de grão e whisky blended (misturado). Mas como eles diferem?
Whisky de malte
O whisky de malte é feito com cevada maltada, água e fermento. O líquido é destilado em enormes alambiques de cobre e é amadurecido em barris por no mínimo três anos (embora a maioria seja amadurecido por muito mais tempo do que isso). O whisky de malte único é produzido em uma destilaria, enquanto o uísque de malte misturado é o produto de duas ou mais destilarias
Whisky de grão
No whisky de grão a cevada maltada é misturada com a cevada não maltada e outros cereais (como milho e trigo) antes de toda a mistura ser combinada com água e fermento. O líquido resultante é destilado em um destilador de patente alta (ou destilador Coffey) que parece muito diferente do destilador de pote tradicional e produz mais destilado com uma concentração muito maior.
Whisky blended (que é o misturado)
O whisky misturado envolve um processo complexo de mistura de diferentes single malts (de 15 a 50) com whisky de grão. É um processo complexo – pois diferentes destilarias têm características próprias e nem sempre se misturam bem com alguns outros – é por isso que a arte de misturar é tão habilidosa e as receitas são um segredo bem guardado. Muitos whiskies misturados são agora nomes conhecidos, incluindo Bells, Dewars, Whyte & Mackay, Johnnie Walker e The Famous Grouse.
Processo de fabricação
O processo de fabricação é idêntico em toda a indústria, envolvendo maltagem e mosturação. fermentação, destilação e maturação. Cada destilaria estabeleceu uma identidade de produto única em função de pequenas variações influenciadas pela forma dos alambiques, abastecimento de água, constituintes da cevada maltada e o processo de maturação.
Destilarias como Ardbeg e Lagavulin são conhecidas por produzir um whisky fumado ou turvo, enquanto a maioria dos outros maltes tem baixo ou zero teor de turfa. A grande maioria do whisky escocês é produzida por meio de um processo de dupla destilação. Auchentoshan, em comum com as destilarias irlandesas, usa destilação tripla.
As regiões de whisky na Escócia:
1 – Speyside:
Speyside é a mais importante região na Rota do Whisky na Escócia. São cerca de 50 destilarias da Escócia estão nesta região, especificamente em Grantown-on-Spey e Dufftown.
A região leva o nome do rio Spey que nasce nos Cairngorms perto de Aviemore e flui para através de uma colina para o mar em um ponto perto Inverness. O rio tem cerca de 160 km de comprimento. Existem outros na área, incluindo Findhorn, Lossie, Livet, Deveron, Fiddich e Dullan, cujos nomes foram encontrados em certos maltes locais. O cenário é magnífico.
Speyside é a parte mais seca e quente da Escócia e as terras férteis dentro e ao redor da região são ideais para o cultivo de cevada, que quando combinada com a água local suave das montanhas produz um whisky com suave doçura e baixíssima incidência de turfa.
Aqui encontraremos algumas destilarias como: Aberlour, Aultmore, Balmenach, Cardhu, Dufftown, Glenfarclas, Glenfiddich, Glenlivet, Glen Grant, Knockando, Macallan, Mortlach, Strathisla e Tamdhu.
Os Speyside são geralmente mais leves e mais doces do que outros single malts escoceses. Esses maltes são notados em geral por sua elegância e complexidade, às vezes com um defumado refinado e mais frequentemente com sabor frutado. A destilaria mais antiga é a Strathisla (1786) e a mais mais popular é a Glenfiddich.
2 – Highlands (Terras Altas)
Nesta região vamos encontrar algumas das destilarias mais antigas da Escócia, incluindo Glenturret em Crieff e Balblair em Tain, e algumas das mais novas da Escócia, como a Destilaria Ilha de Raasay, Destilaria Torabhaig em Skye e Destilaria Ncn’ean por Lochaline.
As destilarias da região de whisky Highland estão espalhadas por toda a parte e, em termos geográficos, esta região de whisky leva a coroa como a maior da Escócia.
O Scotch produzido é variado e único de destilaria a destilaria, graças à paisagem em constante mudança da costa e às condições variadas do clima. Enquanto alguns são turfosos, muito secos ou com um sabor salgado do mar, outros são frescos, leves e relvados.
No norte (incluindo Orkney), você encontrará um whisky mais encorpado com um caráter picante, já no sul da região ele são mais leves e frutados.
Aqui encontraremos algumas marcas de whisky como: Edradour, Glemorangie, Old Pultney, Balblair, Clynelish, Dalmore, Glen Garioch, Glen Ord, Royal Lochnagar, Fettercairn, Glendronach, Glenglassaugh, Glengoyne, Oban, Tullibardine e Ben Nevis.
3 – Islay
Considerada por muitos como a “ilha do whisky”, é a região de whisky mais fácil de identificar, já que seus limites se alinham com a própria ilha. Islay fica na costa oeste da Escócia e existem nove destilarias na ilha, incluindo a destilaria Ardnahoe, inaugurada mais recentemente.
A maioria das destilarias originais de Islay começaram como destilarias agrícolas e se retiraram para vales e cavernas isoladas durante o século 17. A destilaria mais antiga é a Bowmore (1779) e a mais popular é a Ardbeg.
Além do puro malte, Islay também é conhecida por suas belas praias e vida selvagem. A ilha é coberta por turfa que fica exposta à chuva e aos respingos do mar. Colhida e usada para o malte da cevada usada na destilação, a turfa e o clima marítimo conferem sabores característicos de turfa, fumaça e óleo, com apenas um toque de maresia salgada e algas marinhas. A ilha é provavelmente mais famosa pelas “grandes fumaças” de Laphroaig, Lagavulin e Ardbeg.
Cerca de quatorze destilarias que incluem: Abhainn Dearg, Ardbeg, Bowmore, Bruichladdich, Bunnahabhain, Caol Ila, Arran, Highland Park, Jura, Lagavulin, Laphroaig, Springbank, Talisker e Tobermory.
4 – Terras Baixas:
A região está localizada nas partes mais ao sul da Escócia, cobrindo parte do Sul da Escócia, incluindo Edimburgo e The Lothians, Glasgow e The Clyde Valley, o Reino de Fife, Ayrshire, Dumfries & Galloway e as Fronteiras Escocesas. A área tem associações históricas longas com o whisky, com Friar John Cor produzindo a bebida na Abadia de Lindores em 1494 para o rei Jaime IV.
Nessa região o whisky é geralmente considerado o mais leves dos single maltes, lá a bebida tem tons doces e florais. Freqüentemente triplamente destilados, esses maltes não são misturados e têm uma natureza mais leve, com um paladar suave e elegante, que lembra doçura, o que os torna fáceis de beber, especialmente para quem é novato no whisky de single malte.
A destilaria mais antiga é a Bladnoch (1817) e a mais popular é a Glenkinchie.
5 – Campbeltown
Campbeltown é a menor região produtora da Escócia, consistindo de apenas três destilarias (já foram mais de 30 em outros tempos). Os single maltes apresentam características únicas que são muito bem considerados pelos amantes de malte.
Os maltes Springbank são robustos e fumegantes, com notas de suas raízes marítimas. Os maltes Glen Scotia são mais leves, com notas de gramíneas. Os maltes Kilkerran da Glengyle são mais leves e doces, mas com as notas oleosas e salgadas que você esperaria de um uísque Campbeltown.
A destilaria mais antiga e mais popular é a Springbank (1828).
Pacote Escócia: Rota do Whisky na Escócia
Os passeios Rota do Whisky na Escócia são privativos e podem ser personalizados.
- Rota do Whisky na Escócia – A DESTILARIA DE GLENLIVET: a visita nos oferece uma visão intrigante da história deste espetacular single malte. Você pode tratar seus sentidos enquanto saboreia um drinque retirado diretamente de um barril no Armazém.
- Rota do Whisky na Escócia – DESTILARIA DE CARDHU: chegaremos em Knockandu para sua próxima parada na rota, a Destilaria Cardhu. Vamos descobrir mais sobre a única destilaria de whisky de malte criada por uma mulher. Desfrute de uma sessão dedicada de degustação e cheirada com um especialista no final do ‘Glassic Tour’ – Rota do Whisky na Escócia
- DESTILARIA DE BENROMACH: em Forres, visitaremos a Destilaria Benromach, que abriga o primeiro single malte orgânico totalmente certificado do mundo. Vamos descubrir Rota do Whisky na Escócia os segredos por trás da criação dos belos maltes Benromach com um tour exclusivo.
- Rota do Whisky na Escócia – DESTILARIA DE BENROMACH: em Forres, visitaremos a Destilaria Benromach, que abriga o primeiro single malte orgânico totalmente certificado do mundo. Vamos descubrir os segredos por trás da criação dos belos maltes Benromach com um tour exclusivo.
- Rota do Whisky na Escócia – DESTILARIA DE GLENFIDDICH: construído por William Grant e sua família ao longo de um período de 18 meses, as primeiras gotas de whisky fluíram das alambiques no dia de Natal de 1887. Para uma experiência verdadeiramente memorável, faremos um passeio no Pioneer’s onde iremos engarrafar nosso Glenfiddich direto do barril.
- Rota do Whisky na Escócia – DESTILARIA DE GLEN GRANT: em Rothes visitaremos a Destilaria Glen Grant, a única destilaria que leva o nome de seus proprietários fundadores. Vamos explorar o belo jardim vitoriano da destilaria e, em seguida, fazer uma degustação para saber mais sobre o drinque distinto.
- Rota do Whisky na Escócia – DESTILARIA DE STRATHISLA: Chegando em Keith visitaremos a Destilaria Strathisla, a destilaria em operação mais antiga nas Highlands, que remonta a 1786. Um dos passeios fantásticos da destilaria nos dará uma visão sobre a arte de misturar, já que a destilaria produz uma variedade de Chivas Regal Whiskies misturados premium ao lado de seu single malte Strathisla 12-Year-Old.
- Rota do Whisky na Escócia – DESTILARIA HISTÓRICA DE DALLAS DHU: Vamos apreciar a antiga destilaria, que encerrou sua produção em 1983.
- Rota do Whisky na Escócia – DESTILARIA DE GLEN MORAY: visitaremos a Destilaria Glen Moray em Elgin, para observar a pequena e dedicada equipe fabricar o single malte.
Agora esperamos vocês na Rota do Whisky na Escócia.
Passeios privativos Rota do Whisky na Escócia:
Os passeios na Rota do Whisky na Escócia são privativos e customizados pra você. Para viajantes sozinhos ou na companhia de família ou amigos, faremos o roteiro que melhor se adapta às suas expectativas de viagem.
Highlands, Outlander, Harry Potter, Mary Queen, Rota do Whisky, Lago Ness Escócia, Castelos: todos os passeios podem ser personalizados com a sua temática preferida. A Escócia tem muito para te oferecer.
Recadinho dos nossos clientes:
Confira aqui o recadinho dos clientes, que já fizeram os nossos passeios e contaram com uma completa assessoria de viagem.
Idiomas do tour:
O tour das destilarias de Whisky é realizado em português, por um guia brasileiro, que mora na Escócia.
Guia brasileiro na Escócia:
Gostaria de conhecer a Escócia em passeios guiados em português? *Conheça nossos passeios pela Escócia
Conheça as nossas viagens personalizadas:
Organizo o seu roteiro de viagem para Alemanha com base em minha experiência, utilizando boas práticas e padrões internacionais do TT (Transformational Travel designers). Sou Travel Designer e Concierge na Europa.
Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho! Estamos te esperando! Bis Bald!
contato@germanroutes.com.br | +49 176 76124420
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂
- Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
- Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
- Fale conosco: clique aqui para contato e passeios