A Rosa de Lutero: Meu selo é um símbolo da minha teologia, disse Lutero. A Rosa de Lutero, é um dos símbolos mais conhecidos do Luteranismo.
Rosa de Lutero
Martinho Lutero, foi um monge e professor de teologia alemão que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Ele protestou contra a igreja católica, publicando suas 95 teses em 1517. Seus escritos estavam se tornando cada vez mais populares e um selo autenticaria suas publicações.
O significado do selo (Rosa de Lutero) nas palavras de Lutero:
️Cruz preta dentro de um coração:
Para que eu seja lembrado que a fé no Crucificado nos salva. Pois quem crê de coração será justificado (Romanos 10.10). Embora seja uma cruz preta, que mortifica e que também deve causar dor, ela deixa o coração em sua cor natural. Ela não corrompe a natureza, isto, ela não mata, mas mantém vivo. “O justo viverá por fé” (Romanos 1.17), mas pela fé no Crucificado.
Rosa branca:
Tal coração deve estar no meio de uma rosa branca, para mostrar que a fé dá alegria, conforto e paz. Em outras palavras, ela coloca o crente em uma rosa branca, de alegria, pois esta fé não dá paz e alegria como o mundo dá (João 14.27). É por isso que a rosa deve ser branca, e não vermelha, pois o branco é a cor dos espíritos e dos anjos (conforme Mateus 28.3; João 20.12).
Céu azul:
A rosa deve estar numa área de azul celeste, simbolizando que tal alegria em espírito e fé é o começo da futura alegria celestial, que já começa, mas é obtida em esperança, pois ainda não é revelada.
Círculo dourado:
Ao redor dessa área está um círculo dourado, simbolizando que tal bênção no céu dura para sempre; é sem fim. Tal bênção vai além de toda a alegria e bens, assim como o ouro é o melhor metal, o mais valioso e precioso.
Vida e Obra de Martinho Lutero
Nascido em 10 de novembro de 1483 na cidade de Eisleben, Martin Luther tornou-se a figura central da Reforma Protestante devido a sua interpretação das Escrituras Sagradas, especialmente da Epístola de Paulo aos Romanos.
Ele foi monge agostiniano e professor de teologia e levantou-se contra diversos dogmas do catolicismo romano, sobretudo discordando da doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pela venda de indulgências.
Com relação a sua vida monástica, pode-se dizer que Lutero dedicou toda a sua vida no mosteiro, empenhado em realizar boas obras a fim de agradar a Deus como também trazer o bem para o seu próximo através de orações e boas ações. Frequentemente recorria às meditações e autoflagelações, horas de orações diárias, peregrinações e atuando como confessor na Igreja de Santa Maria em sua cidade.
Em 1507, Lutero foi ordenado sacerdote e em 1508 começou a lecionar teologia na Universidade de Wittenberg, recebendo seu bacharelado em estudos bíblicos em 19 de março de 1508. Em 1512, graduou-se Doutor de Teologia e, em 21 de outubro foi recebido no Senado de Faculdade Teológica como “Doutor em Bíblia”. Em 1515 foi nomeado vigário, tendo sob sua autoridade 11 monastérios, durante esse período estudou grego e hebraico para aprofundar-se no sentido das palavras utilizadas nas Escrituras.
As 95 teses – o início da Reforma Protestante
A publicação de sua tese de doutorado intitulada “Poder e Eficácia das Indulgências” (em latim: Disputatio pro declaratione virtutis indulgentiarum), ou as 95 teses, foi fixada por Lutero na porta da igreja, em 31 de outubro de 1517.
Em junho de 1518, Lutero foi acusado de heresia e em suas aulas na Universidade de Wittenberg, havia espiões que registravam cada argumento exposto por Lutero em seus ensinamentos que iam contra a excomunhão. Depois disso, em agosto de 1518, o processo foi alterado para uma heresia notória em que Martinho Lutero foi convidado a Roma para desmentir sua doutrina. Alegando motivos de saúde, solicitou que respondesse a audiência na Alemanha, seu pedido foi aceito e convidado para uma audiência com o Cardeal Caetano de Vio, este solicitou que Lutero negasse tudo aquilo que havia pregado desde 1517.
O Imperador Carlos V inaugurou a Dieta Real a 22 de janeiro de 1521, em que Lutero foi chamado a renunciar ou confirmar seus ditos. Em 16 de abril, Martinho Lutero se apresenta para a Dieta Real onde foi encaminhado para uma mesa repleta de seus escritos, sendo perguntado por Johann Eck se aqueles livros pertenciam a Martinho Lutero.
Pedindo um dia para refletir, Lutero se recolhe às suas orações e a opinião de seus amigos voltando no dia seguinte reconhecendo seus escritos, a partir daquele momento surge a tradicional frase de Lutero: “Não posso fazer outra coisa, esta é a minha posição. Que Deus me ajude!”. Nos dias seguintes ao interrogatório, foram realizadas inúmeras reuniões privadas para definir o destino de Lutero ante a confirmação do mesmo.
Antes mesmo de ser determinado a pena, Lutero abandonou Worms e, durante seu regresso à Wittenberg, desapareceu. O Imperador então redige o Édito de Worms a 25 de maio de 1521, declarando Martinho Lutero como fugitivo e herege, e proscrevendo suas obras.
Ao abandonar tudo, Lutero recebeu grande apoio da nobreza alemã, refugiando-se no castelo de Wartburg, quando se dedicou à tradução da Bíblia do latim para o alemão, estabelecendo os princípios para uma nova religião. Em 1530, com a Confissão de Augsburgo, escrita por Melanchthon, discípulo de Lutero, foi fundamentada a doutrina Luterana.
Luteranos de todo mundo comemoram em 31 de outubro, o “Dia da Reforma Protestante – o dia em que as 95 teses foram fixadas por Lutero na porta da igreja.
Uma viagem é uma experiência sensorial! Cores, aromas e sabores. É com esse olhar que vou construir a viagem dos seus sonhos. Viajar é voltar com a mala cheia de aprendizados, Viajar é se CONECTAR, é se Re-DESCOBRIR… é se TRANSFORMAR!
Conheça as nossas viagens personalizadas:
Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho 🙂 Tô te esperando! Bis Bald!
contato@germanroutes.com.br | +49 1525 6984141 (Tati)
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂
- Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
- Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
- Fale conosco: clique aqui para contato e passeios
Foto da Rosa de Lutero: Daniel Csrföly