Menu
Alemanha / História / Munique

6 Igrejas em Munique para incluir em sua visita

Igrejas em Munique

Como a capital do estado da Baviera, Munique foi palco de grandes acontecimentos históricos e religiosos. As igrejas em Munique são verdadeiras obras de arte, abrigando história e espiritualidade em suas arquiteturas esplêndidas. O seu roteiro de viagem pode ser feito em uma rota de igrejas em Munique, desde as catedrais góticas até as pequenas capelas barrocas.

Conheça algumas igrejas em Munique:

  1. Asamkirche
  2. St. Michaelskirche
  3. Heilig-Geist-Kirche – Brezenreiter
  4. Frauenkirche
  5. Theatinerkirche
  6. Alter Peter

1 – Asamkirche

A primeira da lista de nossas igrejas em Munique fica escondida em um cantinho do coração da cidade, a Asamkirche é considerada uma obra-prima do estilo barroco. Construída pelos irmãos Asam entre 1733 e 1746, foi dedicada a São João Nepomuceno. Por fora, o prédio é pequeno e simples, mas o interior abriga uma decoração exuberante. A pequena dimensão do espaço contrasta com a rica ornamentação, cores vibrantes, esculturas e adornos que a tornaram um dos destaques da arquitetura barroca alemã.

As pinturas nas paredes retratam cenas bíblicas. O teto é adornado com estuques e esculturas em madeira. Tudo isso cria uma atmosfera em que a Terra, o Céu e o Divino são representados em cada detalhe das partes inferior, central e superior da construção. Apesar de pequena, a igreja tem sete confessionários com cenas alegóricas e é, desde sua origem, um local de confissão (Beichtkirche) para os jovens.

Igrejas em Munique – Asamkirche

2 – St. Michaelskirche

A St. Michaelskirche, ou Igreja de São Miguel, fica no centro histórico de Munique e é uma das mais lindas igrejas em Munique. Construída entre 1583 e 1590 para Guilherme V da Baviera, foi a primeira igreja renascentista na Alemanha. Hoje, além da exuberante decoração, a torre da igreja oferece uma vista panorâmica da cidade.

O projeto foi inspirado nas igrejas renascentistas italianas, como a Basílica de São Pedro em Roma. A St. Michaelskirche é reconhecida por sua pelo contraste da simplicidade e harmonia da arquitetura contrasta com a rica decoração do interior. Assim como outras igrejas do Renascentismo, possui um órgão do século XIX que é usado para concertos e celebrações religiosas.

3 – Heilig-Geist-Kirche

Nossa terceira na lista de igrejas em Munique é conhecida também como a Igreja do Espírito Santo, a Heilig-Geist-Kirche em Munique guarda uma homenagem a uma figura lendária da cidade, o Brezenreiter. Ela é mais um exemplo de igrejas em Munique do estilo barroco na capital da Baviera. A construção é de 1727 e a pintura leva o nome do famoso pintor alemão Cosmas Damian Asam.

O Brezenreiter, ou “cavaleiro de pretzel”, era um benfeitor anônimo que vivia em Munique e distribuía pães (brezen) aos necessitados. A tradição conta que isso acontecia em frente à Igreja do Espírito Santo, onde ficava o hospital da cidade. Seus atos de generosidade e bondade se tornaram um símbolo e lenda na cidade. Assim, ele foi imortalizado no teto da igreja, onde pode ser visto com seu cavalo branco e um pretzel na mão.

A igreja fica perto do famoso mercado Viktualienmarkt, um ótimo lugar para experimentar a culinária local.

4 – Frauenkirche – a catedral

A Frauenkirche, ou Catedral de Nossa Senhora, é o símbolo mais reconhecido de Munique. A construção segue o estilo gótico, tendo duas torres gêmeas facilmente reconhecidas na Marienplatz, praça mais famosa da capital da Baviera. Elas oferecem uma vista panorâmica da cidade e a igreja impressiona pela sua grandiosidade e beleza.

Além de uma arquitetura majestosa, a catedral guarda uma lenda curiosa: diz-se que o diabo ajudou na construção em troca da alma do arquiteto, Jörg von Halspach. Contudo, depois de finalizar o trabalho, o homem levou o diabo para um lugar sem janelas visíveis e concluiu que “não haveria alma para uma construção tão mal feita”. O satanás, enfurecido com a afronta e sem sua recompensa, bateu o pé tão forte no chão que cravou uma marca que permanece até hoje na igreja. Com isso, originou-se a “Teufelstritt” (pegada do diabo). O local é aberto aos visitantes.

5 – Theatinerkirche

A Theatinerkirche carrega o título de “a mais bela de todas as fachadas” na Alemanha. Ela está localizada na Odeonplatz, outra importante praça do centro de Munique. Por dentro, o destaque chega por meio da predominância da cor branca e com as enormes colunas coríntias, obras de arte e órgãos, cujo concertos são uma experiência única e memorável.

É também conhecida também como a Igreja Teatina de São Caetano e Adelaide, porque foi construída por membros da ordem religiosa dos Teatinos, que chegaram a Munique no século XVII.  Sua importância para a história católica foi significativa, tanto que lá estão os túmulos de importantes figuras da Baviera como Maximiliano II, esposa Maria da Prússia e outros membros da família real. A igreja foi construída entre 1663 e 1690 no estilo barroco italiano e 90 anos depois, em 1765, adquiriu a característica fachada amarela rococó. Esta é a nossa quinta na lista de Igrejas em Munique.

Igrejas em Munique
Igrejas em Munique

6 – Alter Peter

A Alter Peter, ou Igreja de São Pedro, é a igreja católica mais antiga de Munique. Fundada no século XII, passou por muitas reconstruções por causa de incêndios e guerras. Hoje, como reflexo de sua história, a igreja é uma mistura de estilos gótico, barroco e rococó.

Além da exuberância, a construção tem uma torre com 91 metros de altura e uma subida de 300 degraus. O mirante preservado no local oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Acima dos telhados da cidade é possível conhecer a Marienplatz, praça no coração de Munique, do alto.

O interior também é uma obra de arte. Os altares são ricamente decorados, além de possuírem esculturas que entrelaçam a história da igreja e da cidade. O local abriga os restos mortais de Santa Munditia em em uma caixa de vidro. A ossada tem olhos falsos no crânio e está adornada com joias. Nas mãos, ela segura um frasco supostamente com sangue desidratado  como prova de seu martírio.

Descubra a Alemanha com os nossos passeios em português! Acompanhado pelo seu guia brasileiro na Alemanha, você irá descobrir, dentro do seu ritmo, a história e a vida local de locais surpreendentes.

Passeios privativos na Alemanha

Os passeios com o guia brasileiro na Alemanha são privativos e customizados pra você. Para viajantes sozinhos ou na companhia de família ou amigos, faremos o roteiro que melhor se adapta às suas expectativas de viagem.

contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420

Fale conosco: clique aqui

Tati - Travel Designer na Alemanha

Descubra também a Escócia e Portugal com nossos passeios personalizados. Texto: Igrejas em Munique.