Heidelberg é uma linda cidade medieval, situada às margens do Rio Neckar e possui a universidade mais antiga da Alemanha, fundada em 1386. Tem aproximadamente 150 mil habitantes e fica na região de Baden-Württemberg, localizada a 90 Km de Frankfurt.
Se você estiver em Frankfurt, uma opção é fazer um bate e volta, pois o trajeto de trem dura aproximadamente 1 hora. Mas eu recomendo passar uma noite na cidade e desfrutar um pouco mais, experimentando todo o clima encantador que Heidelberg oferece.
Aqui eu vou compartilhar algumas atrações para conhecer nesta charmosa, aconchegante e encantadora cidade! Com certeza será uma experiência inesquecível na sua viagem para a Alemanha!
Resumo do dia:
- Alte Brücke e Brückentor (Ponte Velha e Portão da Cidade)
- Karlsplatz (Praça Carlos)
- Heidelberg Schloss (Castelo de Heidelberg)
- Museu da farmácia
- Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo)
- Hauptstrasse
Chegando pela estação de trem da cidade, você pode tomar um ônibus até a Alte Brücke para iniciar o seu roteiro.
ALTE BRÜCK E BRÜCKENTOR
Começamos o nosso roteiro pela maravilhosa Alte Brücke, que significa Ponte Velha. A ponte, construída por volta do ano de 1786 pelo Príncipe Karl Theodor, liga a cidade velha, às margens do Neckar ao distrito de Neuenheim. As esculturas da ponte representam uma homenagem ao príncipe Karl, simbolizando os rios mais importantes de suas terras (Reno, Mosel, Danúbio e Isar) e à deusa Minerva, que é a deusa da sabedoria, já que ele era muito apaixonado pelas artes e pela ciência.
O Brückentor, que é o Portão de Entrada da Cidade velha, se destaca em uma das extremidades da Ponte, com suas duas lindas torres de 28 metros de altura em estilo barroco.
Assim que você chega ao Portão, você vai conhecer uma curiosa estátua de bronze: o Macaco da Ponte. Ele segura um espelho e diz a lenda que isto simboliza o fato de que nem os habitantes da cidade nem as pessoas que viviam fora da cidade eram melhores que os outros, e que eles deveriam olhar por cima do ombro quando atravessassem a ponte para se lembrar disso. A Ponte é realmente muito bonita, cheia de significados e, é um dos famosos cartões postais da cidade.
DICA: Atravessando a ponte você vai encontrar o Philosophenweg (Caminho dos Filósofos), uma trilha de pedras de 3 km (íngreme), que leva a um lindo mirante com vista para o Castelo e para o rio Neckar.
KORNMARKET – KARLSPLATZ
Aos pés do Castelo está a praça Karlspltaz. É uma lindíssima praça onde estão localizados: a Academia de Ciências de Heidelberg, o Palácio Boisserée e a Casa Roßhirt , um dos clássicos edifícios de Heidelberg. Vale curtir a linda praça antes de chegar ao Castelo.
HEIDELBERG SCHOLSS
O Castelo de Heidelberg é um dos mais visitados da Alemanha, atraindo milhões de turistas a cada ano. Ele foi mencionado pela primeira vez por volta do ano de 1225 e, por mais de 500 anos ele foi o lar dos príncipes eleitores do Palatinado.
Sua brilhante história e suas belas construções o transformou em uma das sedes residenciais mais representativas do Renascimento. Para chegar ao castelo eu usei o funicular combinando um ticket que dá acesso ao pátio do castelo, ao grande barril e ao museu alemão da farmácia.
Você pode subir a pé também, mas é uma subida bem cansativa. Vale comprar o ticket para o funicular e também para um tour guiado. Ao final do século XVII o castelo foi destruído em várias etapas pelos franceses durante a Guerra da Sucessão.
Após várias restaurações o castelo foi destruído mais de uma vez e, hoje, grande parte dele está em ruínas, Os prédios que ainda estão em pé são realmente muito bonitos. As ruínas do castelo se elevam majestosamente sobre os telhados da cidade velha, e a vista que se tem da cidade lá de cima é incrível!
Existem também os jardins, além de fontes e grutas artificiais esculpidas.
MUSEU DA FARMÁCIA
O museu da farmácia está instalado dentro de um dos lindos edifícios do castelo e apresenta a história e o desenvolvimento da Farmácia desde a Antiguidade até o século XX. Sua coleção tem mais de 20 mil objetos, móveis e um laboratório alquimista e é possível aprender muito sobre as terapias usadas pelas gerações passadas, como a manipulação de ervas.
É um acervo lindo e super completo que conta também com porcelanas italianas, holandesas e alemãs, principalmente os diversos vidros farmacêuticos de origem alemã. Vale muito a visita!
DICA: Visite a lojinha de souvenirs! Tem lembrancinhas super divertidas e diferentes.
Marktplatz
A praça do mercado é o coração do centro histórico e é um dos locais mais antigos da cidade. Uma praça super charmosa, cercada de casas antigas, cafés, restaurantes e lojinhas. No meio da praça você encontra a a fonte de Hércules, construída em 1706 para lembrar os esforços de reconstrução da cidade após a devastação da guerra.
Em dezembro a praça vira o local da famosa feira de Natal de Heidelberg. Antes de começar a explorar melhorar a praça eu dei uma paradinha para o almoço no restaurante Kulturbrauerei e a sobremesa ficou para o Café Gundel, ambos próximos a praça Karlsplatz. Assim, na parte da tarde dedique o seu tempo para conhecer melhor a praça, a igreja e todas as lojinhas ao redor.
HEILIGGEISTKIRCHE
A Igreja Heiliggeistkirche, Igreja do Espírito Santo, foi construída em estilo gótico, no século 15 e fica no meio da Marktplatz. Inicialmente ela foi construída como igreja católica, mas posteriormente alternou para protestante e católica novamente. Atualmente ela é protestante.
A igreja é simples em seu interior, mas a parte externa é bem impressionante.
Haupstrasse
É a principal rua da cidade, cheia de lojas e restaurantes. O bacana é caminhar bastante pela rua e ir explorando as travessas, para encontrar lindos e charmosos cenários de Heidelberg. E aqui termina o nosso roteiro em Heidelberg. Uma linda e encantadora cidade! Após o dia inteiro de passeio, o jantar poderá ser no ótimo restaurante Bay Jok!
Food tips:
- Kulturbrauerei: Comida típica, amplo e ótimo ambiente, atendimento atencioso e comida saborosa. Fica mais próximo da Karlsplatz.
- Café Gundel: Local histórico, uma maravilha! ótimo para café da manhã e como sobremesa após o seu almoço. Comi quiches e tortas maravilhosas. Fica ao lado da Karlsplatz.
- O beijo do estudante: o símbolo da “doçura de Heidelberg”. Heidelberg, 1863. Chocolates estavam muito populares na cidade e os estudantes universitários estavam sempre rondando a loja do Sr. Knosel na esperança de chamar a atenção das meninas que iam comprar as guloseimas. Massss as governantas das meninas estavam sempre estavam de olho. Foi então que o Sr. Knosel teve uma ideia! Criar um chocolate especial que ele chamou de “Beijo do Estudante”, que seria um símbolo romântico para os alunos darem às jovens sem passar apuros com as governantas. ️O chocolate tem várias formas e tamanhos. Você pode escolher embalagens encantadoras, barras e também latinhas em forma de coração. A sra. Liselotte Knosel, a atual proprietária sempre conta com orgulho a história da empresa iniciada pelo seu bisavô Fridolin Knosel.
PASSEIOS EM PORTUGUÊS EM HEIDELBERG
Vamos conhecer Heidelberg com o nosso guia brasileiro. Heidelberg é o destino ideal para quem deseja ter uma experiência inesquecível em um dos lugares mais pitorescos da Alemanha.
A beleza de seu patrimônio histórico preservado faz com que a cidade seja um dos grandes destinos turísticos do país, repleto de atrativos, bares, restaurantes, museus e uma das universidades mais antigas do mundo.
Descubra Heidelberg com o nosso city tour em português! acompanhado pelo seu guia brasileiro em Heidelberg, você irá descobrir, dentro do seu ritmo, a história e a vida local de uma cidade surpreendente. Seu roteiro será recheado de muitas informações históricas e culturais, experiências e delícias de toda a gastronomia que a cidade nos oferece.
Duração do city tour em Heidelberg:
O city tour feito a pé com o seu guia brasileiro em Heidelberg tem a duração de aproximadamente 4 horas. O tempo é somente uma referência, pois o passeio será feito no seu próprio ritmo, para que você aproveite a sua viagem da melhor maneira possível.
Passeios privativos em Heidelberg:
Os passeios com o seu guia brasileiro em Heidelberg são privativos e customizados pra você. Para viajantes sozinhos ou na companhia de família ou amigos, faremos o roteiro que melhor se adapta às suas expectativas de viagem.
Guia brasileiro em Heidelberg:
O tour é realizado em português, por um guia brasileiro em Heidelberg, que conhece bem a cidade.
O que você vai descobrir em nossos passeios:
Queremos que você Descubra Heidelberg com o seu guia brasileiro em Heidelberg, de um jeito descontraído e personalizado, adaptado ao seu ritmo e aos objetivos da sua viagem. Que a sua viagem pra Alemanha seja dos sonhos! Seremos os seus anfitriões na Alemanha!
- Fatos históricos e culturais da Alemanha, apresentados pelo seu guia brasileiro (anfitrião German Routes).
- Curiosidades sobre a vida local na Alemanha, contados por guias que vivem a cultura local.
- Atrações que fazem sentido em seu roteiro de viagem, para que você tenha um turismo personalizado, feito sob medida pra você.
- Gastronomia típica: para provarmos o que a Alemanha nos oferece.
- Dicas sobre a cidade, transportes, lojas e outros passeios, para que você não se preocupe com nada e não passe nenhum perrengue em sua viagem.
Conheça as nossas viagens personalizadas:
Conte comigo para planejar o seu sonho 🙂 Estamos te esperando! Bis Bald!
Depoimentos dos nossos clientes:
Confira aqui os clientes que já fizeram os nossos passeios em português e contaram com toda a assessoria de viagem da GR Concierge (nosso ateliê de viagens).
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂
- Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
- Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
- Fale conosco: clique aqui para contato e passeios
Descubra também a Escócia com nossos passeios personalizados