A Floresta Negra
A Floresta Negra Alemanha, Schwarzwald (em alemão), é região repleta de florestas e fofos vilarejos em Baden-Württemberg, Alemanha. A floresta negra na Alemanha é uma das principais rotas turísticas do país e você provavelmente já deve ter ouvido falar no bolo Floresta Negra ou em um relógio-cuco.
A natureza exuberante da floresta negra oculta fontes termais, cidades coloniais e lagos cristalinos. A Floresta negra parece até cenário de Harry Potter, cheio de lendas e mistérios.
Os romanos a chamavam de “silva nigra” ou Floresta Negra devido à em sua escura e densa vegetação. Você provavelmente já deve ter conhecido o delicioso bolo Floresta Negra (de origem alemã) e os interessantes relógios-cuco, mas na realidade diz a história que ela é cenário dos contos de fadas dos Irmãos Grimm. Triberg, Baden-Baden, Freiburg im Breisgau, o lago Mummelsee, o Titisee, etc.
Então vamos lá! Primeiro, para você se localizar, dá uma olhadinha aqui no mapa da Alemanha.
Separamos algumas dicas e locais para sua viagem dos sonhos na Floresta Negra da Alemanha.
1 – Quantos dias na Floresta Negra:
Duração sugerida: 3/5 dias na rota (Boa combinação com a região da Alsácia – França).
2 – Melhor época Floresta Negra na Alemanha:
Primavera e verão: Época de muitas flores e dias longos na Floresta negra, pois amanhece cedo e anoitece tarde. Eu acho que Maio, junho e setembro são ótimas épocas para se fazer esta rota. *Abril depende do clima, já *Julho e Agosto tem temperaturas elevadas e grande volume de turistas (vale planejar com antecedência).
Outono e Inverno: O colorido do outono é a minha estação favorita, mas os dias são mais curtos e o clima já é mais frio. Eu amo setembro e outubro para apreciar o outono na Alemanha. *Novembro não tem uma clima bacana e em *Dezembro temos os maravilhosos Mercados de Natal na Alemanha. O inverno na Floresta Negra fica charmoso. Agora, *Janeiro, Fevereiro e Março são meses bem frios e alguns locais ficam fechados, não vale.
3 – Culinária típica da Floresta Negra
A Floresta Negra é um destino de lazer para gourmets de todo o mundo. A cada ano temos mais restaurantes, pousadas e chefs sendo referenciados por guias gourmet.
A Floresta Negra possui iguarias super conhecidas, como os vinhos na região vinícola de Baden, o famoso Bolo de cereja e o presunto, todos mundialmente famosos. As cervejas, aguardentes e água mineral também são muito conhecidas por aqui.
Bolo Floresta Negra
Comece sua jornada provando uma fatia do inigualável bolo da Floresta Negra (Schwarzwälder Kirschtorte). Ele é feito de camadas de bolo de chocolate e chantilly, com uma dose generosa de cerejas e de Kirschwasser (aguardente de cereja).
Você pode apreciar o famoso bolo Floresta negra em qualquer uma das cidades e vilarejos visitados. Este bolo tradicional da da Floresta Negra está presente em vários locais do mundo.
A massa foi criada pelo confeiteiro Josef Keller, em 1915, inspirando-se nos trajes femininos da região. Mas isso aconteceu, num café em Bonn, bem distante da região dos relógios cuco e dos chapéus Bollenhut.
Como surgiu o bolo Floresta Negra?
As origens não são muito claras e há algumas versões, mas talvez a inspiração tenha vindo da Suíça, especificamente da região de Zug.
A Zuger Kirschtorte (bolo de cereja Zug) foi inventado em 1915 pelo confeiteiro Heinrich Höhn. Ele se inspirou com as cerejeiras da região de Zug, com as destilarias kirsch das imediações e criou um bolo com camadas de merengue de nozes, embebido em kirsch.
O Bollenhut é um chapéu típico da Floresta Negra. Acho super bacana como souvenir, uma lembrancinha da Alemanha.
Clique aqui para a receita do bolo Floresta Negra
Schnapps
Schnapps é um tipo de bebida alcoólica destilada que se refere a qualquer tipo de aguardente, feito geralmente da fermentação de frutas, especialmente as da floresta negra. Ele é parecido com um conhaque.
A palavra está relacionada com o termo alemão “schnappen”, relacionado ao fato da bebida ser consumida de forma rápida e em um copo pequeno (o que chamamos de shot). Os alemães bebem schnapps de todos os sabores de frutas, puro e em temperatura ambiente.
Tradicionalmente são consumidos após uma refeição para auxiliar na digestão e tendem a ser fortes, claros e com elevado teor alcoólico. São chamados de Obstwasser / Obstler, pois Obst em alemão significa fruta. As principais frutas utilizadas são: maçãs, peras, ameixas, cerejas e damascos. Alguns locais cultivam até a sua própria fruta para fazer seus schnaps.
Na Suíça e na Floresta Negra alemã predomina o destilado de cereja, o Kirschwasser.
Uma das marcas bem conhecidas é a Schladerer que, além dos destilados clássicos de frutas, têm outros tipos finos e super elaborados, como o de Haselnuss (avelã). No processo, os destilados selecionados amadurecem por anos, tanto no jarro do vaporizador como no barril de madeira, preservando assim o seu caráter suave.
Eles também são usados para compor diversos drinks e deliciosas sobremesas.
Interessado em visitar as áreas de schnapps da Alemanha? As destilarias de schnapps são chamadas de Brennerei.
4 – As 10 atrações na Floresta Negra
4.1 – Museu da Floresta Negra
O Museu da Floresta Negra, Vogtsbauernhof, detalha a história da região ao longo de vários séculos. Através de exposições e galerias interessantes, os viajantes aprendem sobre o estilo de vida nativo, a economia, os relógios de cuco e o artesanato tradicional da Floresta Negra.
4.2 – Museu Alemão do Relógio
O Deutsches Uhrenmuseum é um museu fascinante dedicado a relógios, em especial os relógios de cuco. O museu abriga a maior coleção de relógios da Alemanha e traça a história e a origem dos relógios de cuco.
Também temos a Rota Alemã dos Relógios – Deutsche Uhrenstrasse para quem deseja mergulhar nessa história cheia de cucos 🙂 A rota, que começa em Villingen-Schwenningen, passa por Triberg e pelo Lago Titisee.
Relógio cuco
Um negócio familiar que já se encontra na quinta geração. Você poderá conhecer a agradável cidade de Triberg. Uma grande variedade de relógios de cuco alemães. Não se esqueça de comprar um como lembrança.
A História do Cuco
A história do relógio de cuco alemão começou na região bávara da Alemanha: nos anos anteriores a 1630, as horas eram mensuradas através de um relógio de sol e uma ampulheta. Certa vez, um vendedor ambulante voltou da Tchecoslováquia com um relógio de vidro bruto, chamado de relógio de vigas de madeira – as engrenagens de madeira simples e as pedras como peso para o pêndulo.
A partir daí as pessoas passaram a fabricar relógios similares em suas casas – era o início do relógio de cuco alemão. O relógio da Floresta Negra, o Kuckucksuhr fazia sucesso nas feiras livres durante a primavera quando os comerciantes saiam de suas aldeias e vendiam os relógios em diversas cidades da Europa.
O Primeiro Relógio Cuco registrado
O primeiro relógio de cuco alemão registrado foi fabricado na vila de Schonwald por um inventivo relojoeiro alemão chamado Franz Anton Ketterer. Os relógios apresentavam traços de movimento elaborados, luxuosos entalhes em madeira e sons elaborados que era entoado por dois foles.
O relógio cuco tem este nome devido ao pássaro cuco que sai da casinha a cada hora cheia. Esse pássaro é originário das regiões bávaras e foi introduzido nessa cultura a partir do ano de 1870.
Com o aperfeiçoamento dos relógios, logo virou um item de destaque nas casas mais abastadas e assim, seus modelos foram se tornando mais personalizados, seguindo alguma temática como os com o tema caçada, montanha, campo e salão de baile.
Havia também o estilo Bahnhausle, de relógios adornados por videiras selvagens. E assim, foram esculpidos para parecerem os edifícios de vigia que os construtores de túneis italianos construíram ao construir a ferrovia. Esse modelo foi oriundo do modelo Floresta Negra.
4.3 – Freiburger Münster
O Freiburger Münster é uma obra histórica de arquitetura gótica, possui design e esculturas intrincadas e um interior igualmente impressionante, que tem suas origens ao ano de 1200. Nas palavras do historiador suíço Jacob Burckhardt, o pináculo da igreja “continuará sendo o pináculo mais bonito do mundo”.
4.4 – Schwarzwald Hochstrasse (estrada da Floresta negra)
Esta é uma das trilhas mais populares para dirigir, andar de bicicleta e fazer trilhas na Floresta Negra. A Schwarzwald Hochstrasse é uma estrada panorâmica de 60 km que se estende desde Baden-Baden até Freudenstadt. Por todos os lados é possível avistar as majestosas montanhas, vales, prados. A rota tem infinitas opções de diversão, e gastronomia e recreação.
4.5 – Colina Schlossberg
A colina Schlossberg está situada à beira da cidade velha de Freiburg. A colina testemunha silenciosa de histórias seculares e guerras romanas. A visão mais suntuosa é a vista deslumbrante das montanhas e vales.
4.6 – Vale do Inferno
Entre as cidades de Freiburg e Hinterzarten existe o Vale do Inferno – um trecho de 9 km de vale profundo, semelhante a um desfiladeiro. Esse nome foi dado em alusão ao seu terreno perigoso em tempos ancestrais. Hoje, um passeio de trem pelo vale do inferno é uma das atrações mais amadas da Floresta Negra.
4.7 – Montanha Feldberg
A Montanha Feldberg é a região de esqui mais popular da Floresta Negra e uma das melhores da Alemanha. O pico mais alto da Floresta Negra pode ser alcançado por um teleférico panorâmico, o que rende momentos românticos, ideais para pedidos de casamento e viagens de lua-de-mel. São cadeias de montanhas imensas que se estendem ao longo da extensão do vale em neve.
4.8 – Banhos termais de Baden-Baden
A cidade termal perfeita se chama Baden-Baden – Alimentada por 12 fontes termais que são muito procuradas por suas capacidades curativas e rejuvenescedoras. Existem duas casas de banho termais em Baden Baden: Friedrichsbad e Caracalla Spa, que oferecem aos visitantes banhos termais refrescantes, massagens, saunas e muitas opções de bem-estar com águas quentinhas relaxantes.
4.9 – Cachoeiras de Triberg
A cachoeira Triberg é a mais alta queda d´água da Alemanha, localizada na encantadora cidade de Triberg. Mediante a uma pequena taxa, os visitantes podem aproveitar as vistas deslumbrantes da cachoeira, espargindo suas águas vibrantes em vários ângulos, aproveite para fazer uma trilha guiada até uma colina arborizada.
4.10 – Lagos da Floresta Negra
Schluchsee
O Lago Schluchsee é o maior lago da Floresta Negra, formado na altitude de 3.050 metros. Um lago glacial azul cintilante cercado por colinas verdes, ideal para a prática de alguns esportes aquáticos, bem como nadar e andar de barco.
Lago Mummelsee
O lago Mummelsee está localizado a uma altura de 1.036m, em Baden-baden, em meio de montanhas imponentes. Segundo a crença popular, o lago é a morada das sereias e o rei de Mummelsee. Um lago intocado, verde âmbar com o reflexo da vegetação circundante e atmosfera mágica que faz a lenda quase real.
Lago Titisee
O lago Titisee é o maior lago natural da Floresta Negra, em Baden-Württemberg, e uma das principais atrações. Vistas deslumbrantes de montanhas para os viajantes que navegam no lago ou caminham ao redor dele. Titisee também é um local preferido para os turistas praticarem esportes aquáticos radicais.
Confira nossos passeios na Floresta Negra!
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂
- Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
- Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
- Fale conosco: clique aqui para contato e passeios
Conte comigo para planejar o seu sonho 🙂 Estamos te esperando! Bis Bald!
contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420
Clique aqui para falar com a gente