Como ir de Berlim para Munique: a distância entre as duas cidades é de aproximadamente 590 km.
Há diferentes tipos de trem, mas entre Munique e Berlim, em função da distância, utilizaremos o trem de alta velocidade (“trem bala”) chamado aqui de ICE (trem interurbano expresso). Ele pode chegar a uma velocidade de 300 km/h e o trajeto leva cerca de 4 horas.
Da série: Como ir de Berlim para Munique! Vamos lá
Onde comprar o seu bilhete?
Você pode comprar diretamente no site da empresa de trens da Alemanha (DB) de forma On-line (a caixinha com o link está aqui abaixo) ou emitir aqui com a gente com suporte por telefone.
Clique na caixinha abaixo para consultar horários, valores e emitir o seu bilhete online. E, caso precise de uma ajuda, fala com a gente (contato@germanroutes.com.br) / +49 17676124420.
E para emitir On-Line?
Clique aqui: Deutsche Bahn
Quando comprar e tipo de tarifa
Sempre compre o seu bilhete com antecedência, pois assim você já fica com tudo organizado para a viagem e garante os melhores preços. Os trens de alta velocidade mudam de preço quase que diariamente, ou seja, quanto mais perto da data da viagem, mais caro será.
Verifique também o tipo de tarifa, geralmente as mais baratas não permitem a troca de horário (perdeu o trem, não troca). Então vale checar o preço da tarifa flex, pois nela você pega o próximo trem disponível, sem precisar se preocupar com o horário.
Como ir de Berlim para Munique – Tem conexão ou é trem direto?
Há diversos horários disponíveis durante o dia e há trens com conexão, ou seja, você precisa trocar de trem e outros diretos, que você não troca de trem. Mas antes de chegar em Munique o trem fará pequenas paradas em outras cidades.
O trem para Munique (München em alemão) poderá ter a indicação de outra cidade como destino final. Sempre confira o número do trem e as paradas dele.
Como ir de Berlim para Munique – Primeira ou segunda classe?
Quando for comprar o seu bilhete, você poderá escolher entre a primeira e a segunda classe. A principal diferença é que na primeira classe há menos assentos por vagão e mais espaço para a bagagem. Então, sempre vale dar uma olhadinha e comparar os preços.
O espaço das duas classes é bem parecido, ambos confortáveis, mas para viagens longas (acima de 3 horas) a primeira classe é uma opção melhor.
Como ir de Berlim para Munique – Precisa fazer reserva de assentos?
Sempre recomendo fazer a reserva (eu já viajei em pé por 4 horas e não foi bacana). Acho super útil já entrar no trem e saber que tem um lugarzinho te esperando (sem perrengues né).
Na primeira classe o valor da reserva já está incluído, na segunda classe você precisa selecionar essa opção. Você também poderá escolher os seus assentos na reserva.
Como ir de Berlim para Munique – E a bagagem?
Os trens possuem compartimentos para bagagem acima dos assentos e também há espaço para malas maiores em lugares específicos dentro do vagão. Geralmente, não há restrição de peso e tamanho, mas precisa caber no espaço apropriado para ela, para não impedir o fluxo de passageiros dentro do trem.
A bagagem não é despachada como em um voo por exemplo e a responsabilidade total é do passageiro. Os trens são normalmente seguros, mas fique de olho, principalmente nas paradas.
Clique aqui para o nosso vídeo sobre trem na Alemanha
Como localizar o seu trem?
Em seu bilhete você poderá identificar: a plataforma de embarque, o número do seu trem, do seu vagão, da classe e do seu assento (caso você o tenha reservado). O número da plataforma também fica disponível nos painéis da estação.
Há números colocados no trem para indicar se o vagão é de primeira ou segunda classe. Confira todas as informações e embarque para a sua viagem.
Dica: para quem tem assento reservado – nas plataformas geralmente há um mapa informando onde o seu vagão irá parar (tem letras na plataforma). Sempre recomendo entrar no trem, deixar as malas num cantinho e procurar o seu local (acho mais válido que ficar do lado de fora procurando).
Claro que o melhor é já entrar no vagão correto (chegue antes para checar onde ele irá parar), para não ficar andando o trem inteiro etc, mas na dúvida, entre!
Onde apresentar o bilhete?
Não há catracas ou locais de conferência do bilhete nas estações de trem da Alemanha. Você pode entrar no trem, se acomodar e o fiscal da empresa irá passar dentro do trem para checar o bilhete dos passageiros.
E os serviços?
Há banheiros e restaurante, que oferecem refeições leves, lanches e bebidas. Você também poderá consumir sua própria comida.
Uma dica importante: sempre leve dinheiro com você, pois mesmo aceitando cartões dentro dos trens, às vezes pode acontecer algum problema de comunicação (experiência própria).
Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho 🙂 Tô te esperando! Bis Bald!
contato@germanroutes.com.br | +49 176 76124420
Clique aqui pra falar com a gente
Uma viagem é uma experiência sensorial! Cores, aromas e sabores. É com esse olhar que vou construir a viagem dos seus sonhos. Viajar é voltar com a mala cheia de aprendizados, Viajar é se CONECTAR, é se Re-DESCOBRIR… é se TRANSFORMAR!
Moro na Alemanha e já explorei muitos cantinhos por aqui (visitei cerca de 150 cidades e vivo em busca de novidades e momentos UAU). Acredito em conceitos que norteiam uma viagem de transformação e significado. Produzo o seu roteiro de viagem com base em minha experiência, utilizo boas práticas e padrões internacionais do TT (Transformational Travel designers). Da série: Como ir de Berlim para Munique