Menu
Alemanha / Passeios em Munique

Bate e volta de Munique | O maravilhoso lago Chiemsee

Chiemsee | Bate-Volta de Munique

Um dos lindos bate e volta de Munique é o passeio ao Chiemsee.

Seja para refrescar-se em um dia quente de verão ou passar um dia de turista em suas ilhas, o Chiemsee oferece uma gama de opções para você aproveitar ao máximo sua viagem. Sua fama é tanta, que a combinação do lago com suas ilhas é considerada uma das atrações turísticas mais bonitas da Alemanha. Veja o que faz desse passeio tão especial!

Bate e volta de Munique - Lago Chiemsee
Vista do Lago Chiemsee – Bate e volta de Munique

Chiemsee: o mar bávaro e suas ilhas

O Chiemsee é o maior lago da Baviera e o terceiro maior da Alemanha. Ele também é conhecido como “mar bávaro”, não só pelo seu tamanho de 80km², mas por ter sido realmente mar um dia. Ele foi parte do mar Tetis, um mar tão grande, que já cobriu quase metade da Europa no passado. Em volta do lago há três ilhas, a ilha das mulheres (Frauinsel), a ilha dos homens (Herreninsel) e a ilha das especiarias (Krautinsel), sendo que a última é inabitada.

Os passeios são feitos nas duas primeiras ilhas de barco e é possível conhecer as principais atrações em um dia. Na ilha dos homens, a maior das três ilhas, está o palácio Herrenchiemsee, inspirado no palácio de Versalhes e feito em homenagem ao rei Luis XIV da França. Já na ilha das mulheres, há um convento do século VIII, no qual você pode até se hospedar por preços acessíveis e visitar uma gama de restaurantes maravilhosos.

O lago também é um recanto para artistas há mais de 200 anos, que continuam impressionados com suas belezas naturais. Famílias de pescadores vivem no lago há várias gerações, algumas estão por lá há 400 anos. Atualmente são 16 famílias oferecendo deliciosas opções de peixes, uma especialidade do lago! No total, há 30 diferentes tipos de peixes no Chiemsee, sendo que os mais famosos são o peixe branco (Renke), o dourado (Brachse) e o char (Saibling). A melhor época para visitar o lago é entre maio e setembro, e as temperaturas variam entre 25ºC e 30ºC nos meses mais quentes.

Um palácio de Versalhes na Alemanha!

em é preciso ir até a França para conhecer um palácio de Versalhes, pois existe um na Baviera, perto da cidade de Munique. Ele fica localizado no Chiemsee, um lago recheado de atrações durante o ano todo!

O palácio mais famoso do lago é o Herrenchiemsee, que foi todo inspirado no palácio de Versalhes na França, em uma tentativa de reproduzir uma réplica exata do seu protótipo francês. Ele fica localizado na ilha dos homens e a ideia era não só construir o interior como o de Versalhes, mas também a parte de fora, com seus suntuosos jardins e fontes.

Fonte do jardim do palácio de Herrenchiemsee – Bate e volta de Munique

O grande idealista desse palácio foi o rei Ludwig II, também responsável pelo famoso palácio de Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney na criação do palácio da bela adormecida. O rei Ludwig II é conhecido por construir obras luxuosas e grandiosas, sendo assim, se inspirou no rei mais extravagante da França, o rei Luis XIV ou rei Sol, do qual era um grande admirador. O palácio de Herrenchiemsee é uma homenagem de Ludwig II ao rei francês e toda sua pompa, recebendo o nome de “Templo da Fama”.

O palácio é incrível, com suas construções deslumbrantes. É considerado uma versão mais recente do palácio de Versalhes, foi adquirido pelo rei Ludwig II em 1873. Entre seus aposentos mais visitados está a “grande sala dos espelhos”, que também é a sala mais famosa de Versalhes, sendo que na versão bávara ficou ainda maior do que a do palácio francês, com uma decoração extremamente luxuosa e visão direta para o jardim. A sala possui 10 metros a mais do que a de Versalhes, com 98m de comprimento e 7000 velas distribuídas em seus 33 lustres e 52 candelabros. Para se ter uma ideia, é preciso de meia hora para acender todas as velas da sala, utilizando 70 pessoas, haja vela não?


Ainda dentro do palácio, vale a pena visitar as salas de guerra e de paz, com decorações esplêndidas, que parecem ter saído de uma revista e ficar atento a escada feita toda de mármore, dando um toque especial ao luxuoso palácio. No lado de fora, há um jardim lindíssimo, com fontes e estátuas imperiais, e uma floresta nas proximidades, que proporciona caminhadas revigorante na natureza bávara e vistas incríveis do lago e das montanhas (os Alpes). O rei Ludwig II teve uma morte precoce e o palácio não foi totalmente finalizado, porém uma boa parte ficou pronta a tempo, proporcionando uma visita inesquecível ao local, como se estivesse na própria Versalhes, em plena Alemanha!

Ilha das mulheres, um paraíso para turistas e artistas

A ilha das mulheres possui um ar mais discreto do que sua vizinha, mas não menos interessante, contando com um lindo mosteiro do século VIII, ótimos restaurantes, casas charmosas e paisagens pitorescas que já foram tema de inúmeros artistas importantes no decorrer dos séculos.


Mas porque “ilha das mulheres”? O nome está ligado as suas ilustres moradoras, as freiras, que administram o mosteiro Frauenwörth e proporcionam uma ótima recepção aos turistas neste bate e volta de Munique.

Mosteiro Frauenwörth

O produto mais famoso do mosteiro é o licor de claustro (Klosterlikör), seguido dos marzipans, que são feitos com massa de amêndoas e bem conhecidos na Alemanha. O marzipan do mosteiro é especial, pois tem 52% a mais de amêndoas do que os marzipans tradicionais. Para nós brasileiros, o marzipan possui um gosto diferente, tem gente que ama e tem gente que não gosta, você terá que experimentar para saber. Mesmo quem já conhece o marzipan, deve provar o do mosteiro, pois o alto percentual de amêndoas, torna-o diferente de todos os outros feitos no país.

Além do licor e do marzipan, tudo no mosteiro é produzido localmente, as 30 freiras do mosteiro possuem jardins de flores, frutos e legumes para deixar tudo fresquinho.

Jardins do mosteiro Frauenwörth – Bate e volta de Munique

A capela do mosteiro conta com relíquias únicas e históricas, como afrescos datados do século IX, um dos primeiros encontrados na Alemanha. Os restaurantes da ilha também são muito procurados, com uma combinação exclusiva de pratos de peixes frescos, cervejas alemãs e a tradicional gastronomia bávara.

Quer experiências gastronômicas incríveis em sua viagem para a Alemanha? Clique aqui e conheça a For Foodies Experiences. Temos Food Tour, Cooking Class, Rural Experience, entre outras 🙂

Delícias bávaras no Chiemsee – Bate e volta de Munique

Recomendamos experimentar os pratos de peixes, pois a variedade no Chiemsee, proporciona uma experiência única de sabores dos peixes locais. A ilha possui 300 habitantes e carros não são permitidos. Dá para conhecê-la toda a pé. Há também uma colônia de artistas que utilizam a ilha como inspiração e produzem várias obras sobre sua paisagem pitoresca, encoberta pelo Chiemsee. Assim como os artistas, nós também achamos que não há como não se encantar com esse passeio!

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

  • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
  • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
  • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

Conte conosco para organizar e produzir uma viagem inesquecível à Alemanha! Estamos te esperando! Bis Bald

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 1525 6984141 (Tati)