Menu
Alemanha

5 Catedrais medievais na Alemanha para incluir em sua viagem

Como ir de Berlim para Praga

Catedrais na Alemanha: selecionei 5 super importantes para a história do país e que valem a sua visita.

E quando vier visitar a Alemanha, conte com os nossos passeios guiados em português. Será um prazer receber vocês aqui 🙂 Vamos lá!

1 – Catedral de Aachen

️ A Catedral de Aachen foi construída, a partir de sua Capela Palatina, por iniciativa de Carlos Magno, Imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Carlos Magno foi coroado pelo Papa Leão no ano de 800 e, no ano de 805 a majestosa Catedral foi consagrada para servir como igreja imperial. A partir da coroação, o papado e o império tornaram-se os principais centros de poder espiritual da Idade Média.

Carlos Magno, pretendia que sua Igreja de Santa Maria se tornasse uma imagem completa da Jerusalém celestial, simbolizando o contato entre o terreno e o celestial. Isso fica bem representado nas duas relíquias em suas mãos, que são símbolos de seu poder como governante de dois mundos. Ele segura um cetro simbolizando o mundo terreno e na outra mão um orbe, o símbolo do mundo celestial.

Catedrais da Alemanha: Aachen

A grande cúpula acima do altar é octogonal porque Carlos Magno viu o número oito como um símbolo do poder dos francos e do Império Romano, o governante dos mundos terreno e celestial.

O número 8 tem um simbolismo grande, especialmente no mundo religioso. O círculo representa a eternidade de Deus, o quadrado representa o mundo secular, os quatro cantos representam as quatro direções do céu e as quatro características do home.

Após o falecimento de Carlos Magno em 814, Aachen se tornou um local popular de peregrinação e, durante aproximadamente 6 séculos a Catedral de Aachen foi o local da coroação dos imperadores do Sacro Império Romano Germânico (depois a coroação foi transferida para Frankfurt).

Com suas colunas de mármore grego e italiano, suas portas de bronze e o maior mosaico de sua cúpula, a Capela Palatina de Aachen, desde seu início, foi considerada uma criação artística excepcional. Foi a primeira estrutura abobadada construída ao norte dos Alpes desde a Antiguidade.” Texto da Unesco, sobre o primeiro patrimônio nomeado na Alemanha.

A catedral permaneceu relativamente preservada após os bombardeios na Segunda Guerra Mundial e continua magnífica.

2 – Catedral de Speyer

Localizada às margens do Rio Reno, a cidade de Speyer prosperou entre os séculos X e XI. A catedral com 4 torres foi construída pelo imperador Conrado II, o Sacro Imperador Romano, para mostrar seu poder, razão pela qual também é conhecida como Cúpula Kaiser. Com 133m de altura, ela é o maior exemplo de arquitetura românica do mundo.

A construção foi iniciada em 1030 e levou 80 anos para ser concluída. Não foram usados ​​vitrais nas janelas da capela, em vez disso, foi permitida a entrada de luz natural. Naqueles dias, os edifícios de pedra tinham telhados de madeira, mas a catedral teve um telhado de pedra desde o início. Foi o primeiro edifício construído inteiramente em pedra na Europa.

A cripta é considerada a maior cripta da Alemanha. Conrado II trouxe os caixões de 4 imperadores e 3 imperatrizes para cá, a fim de aumentar a importância da catedral.

Catedrais: Speyer

A Catedral de Speyer teve uma história turbulenta de destruição e reconstrução. Em 1689, a cidade foi invadida pelas tropas do rei francês, Luís XV, e toda a cidade foi incendiada, e a catedral foi severamente danificada. A Catedral de Speyer sobreviveu e virou um símbolo para a história e hoje faz parte do patrimônio da Unesco.

4 – Catedral de Colônia

Chamada de a “rainha das catedrais” alemãs, sua pedra fundamental foi lançada em 1248 para abrigar as relíquias dos Magos, tomadas de Milão pelo Imperador Frederico Barbarossa.

A construção foi lenta e interrompida algumas vezes e somente após mais de 600 anos a Catedral de Colônia, era a maior igreja da Alemanha. Suas torres só eram superadas em altura apenas pela torre em Ulm.

Guia brasileiro em Colônia Alemanha
Catedrais da Alemanha: Colônia

Entre os tesouros da Catedral estão as supostas relíquias Reis Magos, a Madona de Milão (uma escultura de madeira de 1290 representando Maria e Jesus) e a Cruz de Gero (datada de 970, a maior cruz de madeira ao norte do Alpes). A Catedral de Colônia tornou-se um Patrimônio Mundial em 1996.

5 – Catedral de Berlim

Contruída entre 1747 e 1750 onde ficava uma antiga igreja dominicana, a catedral de Berlim é uma das catedrais mais imponentes da Alemanha.

Catedral de Berlim
Catedrais da Alemanha: Berlim

Ela está localizada na Ilha dos Museus, às margens do rio Spree em Berlim e seu interior reflete a sua grandeza. Após os danos sofridos na Segunda Guerra, a catedral foi restaurada.

5 – Catedral de Mainz

As 6 torres se erguem sobre a cidade de Mainz, às margens do rio Reno. A cidade, que nasceu do acampamento romano Moguntiacum em 39 a.c. é a capital do estado da Renânia-Palatinado.

Sua majestosa catedral de 1000 anos é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura românica do país.

As paredes da catedral abrigam o descanso de príncipes e arcebispos que tinham muito poder e influência durante seus reinados.

Catedrais: Mainz
Catedrais: Mainz – St. Gotthard Kapelle

Estamos te esperando aqui na Alemanha 🙂

Bis Bald!

Tati - Travel Designer na Alemanha

contato@germanroutes.com.br | +49 1525 6984141 (Tati)

FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂

  • Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
  • Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
  • Fale conosco: clique aqui para contato e passeios

*Conheça também nossos passeios pela Escócia