O café vienense tem uma história rica e faz parte da cultura vienense. Esses estabelecimentos, conhecidos como Kaffeehäuser, não são apenas locais para tomar café, mas também são centros culturais e sociais, onde se reúnem pessoas de todas as esferas da vida para conversar, ler, escrever e desfrutar de um ambiente acolhedor. As cafeterias vienenses têm uma longa e distinta história que remonta a séculos.
Embora a cultura vienense das cafeterias seja conhecida em todo o mundo, Viena não foi a primeira cidade na história a ter uma cafeteria. A primeira cafeteria da Europa foi inaugurada em Veneza em 1647. As primeiras cafeterias da Inglaterra foram inauguradas em 1650 e 1652.
Mesmo que Viena não tenha sido a pioneira na cultura das cafeterias, ela estabeleceu – ao longo dos séculos – uma tradição de cafeterias como nenhuma outra cidade no mundo.
Em 2011, a “Cultura dos Cafés Vienenses” foi listada como “Patrimônio Cultural Imaterial” da lista da Unesco.
Café Vienense – Origem e Evolução
Século XVII – Início
- 1683: Acredita-se que os primeiros cafés em Viena surgiram após a Batalha de Viena (em alemão: Schlacht am Kahlenberg), quando os turcos otomanos deixaram para trás sacos de café durante sua retirada. Georg Franz Kolschitzky, que ajudou na defesa da cidade, foi recompensado com esses sacos de café e abriu o que é considerado o primeiro café vienense. Pesquisas recentes dizem que o primeiro café Vienense foi aberto por Johannes-Diodato-Park.
Século XVIII – Estabelecimento
- Era Barroca: No século XVIII, os cafés começaram a se estabelecer firmemente em Viena, oferecendo não apenas café, mas também pastéis e doces. Esses locais se tornaram populares entre a burguesia vienense.
Século XIX – Crescimento e Popularidade
- Iluminismo e Revolução Industrial: Durante este período, os cafés se tornaram centros de discussão intelectual e literária. Escritores, artistas, músicos e pensadores se reuniam nos Kaffeehäuser (Café Vienense) para debater ideias, ler jornais e escrever.
- Cultura e Arte: Cafés como o Café Central, fundado em 1876, tornaram-se famosos por serem pontos de encontro de personalidades ilustres como Sigmund Freud, Leon Trotsky e Stefan Zweig.
O Café Vienense no Século XX
- Décadas de 1920 e 1930: Os cafés continuaram a ser locais importantes de encontro para artistas e intelectuais durante o período de entre-guerras. No entanto, a Segunda Guerra Mundial e a ocupação nazista trouxeram tempos difíceis para muitos desses estabelecimentos.
- Pós-Guerra: Após a guerra, os cafés vienenses experimentaram um renascimento, continuando a ser centros de vida social e cultural na cidade.
Café Vienense – Tipos de Cafés em Vienna
Os cafés são conhecidos por seu ambiente acolhedor e relaxado. Frequentemente decorados com móveis antigos, candelabros, espelhos e uma atmosfera elegante. É comum encontrar uma seleção de jornais locais e internacionais à disposição dos clientes.
O serviço em um café vienense é tradicionalmente formal, com garçons vestidos elegantemente, muitas vezes usando trajes clássicos.
Há basicamente dois tipos de cafés:
- O Kaffee-Konditorei onde os bolos e doces são as estrelas (como Sacher e Demel).
- Os Cafés tradicionais, com uma grande variedade de jornais para ler, e um garçom vestido mais formal, que servem café da manhã, almoço e jantar.
Algumas terminologias do café na Áustria
- Kleiner Schwarzer: café expresso pequeno. Este é o café básico, um expresso de dose única. Servido em xícara pequena.
- Verlängerter Schwarzer: é um café expresso diluído em água quente. Seria o café normal ou Americano. Servido em xícara grande. O “Verlängerter” na Áustria é semelhante ao “Schwarzer Kaffee” ou “Filterkaffee” na Alemanha, ambos diluídos para um sabor mais leve.
- Grosser Schwarzer: um expresso duplo que é servido em xícara grande.
- Melange: este é o café mais parecido com o Cappucino, que é servido em xícara grande.
Etiqueta e cultura no Café Vienense
Os garçons das cafeterias de Viena são tratados com o máximo respeito e você pode chamá-lo de Herr Ober.
“Herr Ober” é uma expressão alemã usada para se referir ao garçom principal ou chefe de mesa em um restaurante ou café, especialmente em estabelecimentos tradicionais ou de alta classe. “Ober” é uma forma abreviada de “Oberkellner,” que significa “chefe de garçons” ou “maître d’hôtel.”
Os clientes recebem um copo de água com o café. Uma colher virada em cima de um copo de água significa que não há necessidade de mais água ou você pode retirar a colher para indicar que deseja mais água.
Quer conhecer os melhores Cafés em Viena?
Entre em contato para conhecer a nossa consultoria de viagem personalizada para a Europa.
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂
- Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
- Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
- Fale conosco: clique aqui para contato e passeios
Conte comigo para organizar e produzir o seu sonho 🙂 Estamos te esperando! Bis Bald!
contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420
Clique aqui pra falar com a gente
Descubra também a Escócia com nossos passeios personalizados