O Bolo Floresta Negra (em alemão: Schwarzwälder Kirschtorte) é um bolo feito de camadas de bolo de chocolate, chantilly, uma dose generosa de cerejas e de Kirschwasser (destilado de cereja). Ele é também conhecido em alguns países como Gateau da Floresta Negra e aqui na Alemanha de Torta Floresta Negra.
Eu adoro um doce! Então, te convivo agora para conhecer um doce típico da Alemanha 🙂
Vamos conhecer a história, a origem do nome, o inventor e uma receitinha para fazer em casa o bolo mais popular da Alemanha, um doce alemão que você vai adorar.
O bolo foi mencionado pela primeira vez por escrito em 1934, mas foi a partir de 1949 que sua popularidade cresceu rapidamente e, hoje é o bolo mais conhecido e popular da Alemanha.
Como surgiu o bolo Floresta Negra?
As origens não são muito claras e há algumas versões, mas talvez a inspiração tenha vindo da Suíça, especificamente da região de Zug.
A Zuger Kirschtorte (bolo de cereja Zug) foi inventado em 1915 pelo confeiteiro Heinrich Höhn. Ele se inspirou com as cerejeiras da região de Zug, com as destilarias kirsch das imediações e criou um bolo com camadas de merengue de nozes, embebido em kirsch.
A combinação de cerejas, creme e kirsch sempre foi conhecida no sul da Floresta Negra, mas não na forma de bolo, mas sim como uma sobremesa. As cerejas eram cozidas e servidas com creme, mas sem o kirsch.
Quem inventou o bolo Floresta Negra?
O confeiteiro Josef Keller de Bad Godesberg afirmou ter inventado o bolo, mas uma pesquisa do arquivista da cidade de Tübingen Udo Rauch sugere que Erwin Hildenbrand o fez pela primeira vez em Tübingen em 1930, que já havia trabalhado na Floresta Negra.
Até agora, no entanto, nenhuma evidência clara foi tornada pública para um ou para outro.
A origem do nome bolo Floresta Negra
Algumas teorias sobre a origem do nome:
- Flocos de chocolate preto: podem ter dado origem ao nome, pois lembra uma floresta negra.
- O ingrediente kirsch: poderia ter dado seu nome, pois é produzido principalmente na Floresta Negra.
- Traje feminino da Floresta Negra: o vestido é preto como os granulados de chocolate, a blusa branca como o creme e o Bollenhut (o chapéu típico) é composto por um fundo branco com bolas vermelhas que lembram fortemente as cerejas.
Festival do Bolo da Floresta Negra
Desde 2006, o Festival do Bolo da Floresta Negra acontece a cada dois anos em Todtnauberg, na Floresta Negra. Confeiteiros profissionais e confeiteiros amadores apresentam suas criações à base de creme, biscoito, cerejas, chocolate e kirsch para o público.
Os melhores confeiteiros recebem um prêmio e o melhor se torna o rei do bolo da Floresta Negra. Depois da premiação, os bolos de cereja são vendidos por uma boa causa.
Quer conhecer a Floresta Negra Alemanha com a gente? Consulte nossos passeio em português: Floresta Negra
Receita Bolo Floresta Negra
Convidei o meu amigo Joca cozinheiro @jocacozinheiro para essa missão. Assim vocês podem saborear a Alemanha e fazer o aquecimento para uma linda viagem pela própria Floresta Negra. Vamos lá!
Ingredientes
- 4 ovos (200g)
- 1 gema de ovo
- 50g de farinha
- 120g de açúcar granulado
- 50g de fécula de batata
- 20g de cacau em pó
Bolo Floresta negra – Para o xarope de kirsch (cereja)
- 150ml de água
- 200g de açúcar
- 30ml de kirsch (Schnapps de kirsch (cereja) é um tipo de bebida alcoólica destilada).
Bolo Floresta Negra – Para o creme chantilly
- 50 ml de creme de leite fresco, com no mínimo 30% de gordura
- 50g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de chá de essência de baunilha ou 1/2 fava de baunilha
As cerejas
- 350g de cereja maceradas em kirsch
Para a cobertura de chocolate
- 350g de chocolate ao leite
Preparo
Prepare os ingredientes secos:
- Numa tigela, misture a farinha de trigo, fécula de batata e cacau em pó. Peneire os ingredientes para remover quaisquer grumos. Este processo permitirá que os ingredientes sejam incorporados mais rapidamente.
- Adicione os ovos e o açúcar numa tigela e misture como se estivesse fazendo uma omelete. Em seguida, coloque a tigela sobre uma panela de água quente. A água não pode ferver, pois os ovos coagularão.
- Bata com uma batedeira manual em banho-maria, até formar uma espuma clara e volumosa. Este método chama-se pâte à bombe.
- Retire do banho-maria e continue a bater até o resfriamento da mistura. A espuma de ovos estará com a consistência correta quando formar o ponto de fita.
- Adicione os ingredientes secos delicadamente com uma espátula, como se estivesse desenhando o número 8. Desta forma, o ar se manterá na massa.
- Coloque o bolo no forno numa forma pré untada, com farinha e manteiga, e asse por 40 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado. Quando o topo do bolo estiver dourado.
- Xarope de kirsch: Numa panela, ferva a água com açúcar. Após o resfriamento, adicione o kirsh. Reserve.
- Corte a massa do bolo em três partes iguais, utilizando uma faca de pão grande. Em seguida, embeber a massa do bolo com o xarope de kirsch para dar-lhe uma textura macia e aromatizar.
- Chantilly: Numa vasilha, coloque o creme de leite fresco e bata até ficar espumoso. Adicione o açúcar e a baunilha.
- Em seguida, coloque a tigela do creme de leite sobre uma tigela com gelo para manter a temperatura baixa durante a aeração do creme.
- Coloque as cerejas drenadas sobre a primeira camada de bolo e cubra com chantilly.
- Com uma espátula de bolo ou colher, coloque uma segunda camada de bolo e chantilly sobre a massa embebida de kirsch.
- Coloque a parte superior do bolo sobre o recheio de chantilly e cerejas. Em seguida, cubra o bolo com o restante do chantilly.
- Decore com as raspas de chocolate e cerejas maceradas.
- Prontinho! Agora você pode degustar o seu bolo floresta negra.
Gostaram? E agora? Vamos passear na Floresta Negra! Estamos te esperando aqui na Alemanha.
Bis Bald!
contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂
- Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
- Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
- Fale conosco: clique aqui para contato e passeios