PASSEIOS EM PORTUGUÊS EM Augsburgo
Augsburgo, com sua herança Mozart, é uma das cidades mais históricas da Alemanha. Enquanto você caminha por muitas ruas antigas. Não é preciso muita imaginação para ter uma noção da importância desta bela cidade nos dias em que a dinastia mercantil e bancária dos Fugger estava no auge.
Augsburg é uma cidade com mais de 290 mil habitantes, considerada a mais antiga da Baviera e uma das maiores. Augsburg fica a apenas meia hora de carro de Munique e é um destino muito bom para uma viagem de um dia ou para ser usada como base para explorar a Estrada Romântica devido às suas amplas acomodações e ótimas atrações.
A cidade impressiona com uma história de 2000 anos e não é apenas uma das cidades históricas mais antigas da Alemanha, mas também possui várias obras-primas da época barroca, rococó e renascentista que ainda podem ser visitadas hoje.
História
O nome da cidade remonta ao acampamento do exército romano e a posterior capital da província romana Augusta Vindelicorum, a 15 v. Chr. Foi fundado como um castrum em homenagem ao imperador romano Augustus.
Por volta de 120 d.C., Augsburgo tornou-se a capital da província romana de Raetia. Augsburg foi saqueada no século 5 dC, por Carlos Magno no século VIII, e novamente no século XI, mas sempre ressurgia cada vez mais próspera.
Com sua localização estratégica em uma intersecção de rotas comerciais para a Itália, a Cidade Imperial Livre (1276 a 1803) tornou-se um importante centro comercial. Augsburg produziu grandes quantidades de tecidos. Augsburg tornou-se a base de duas famílias bancárias que ganharam grande destaque, os Fuggers e os Welsers. A família Fugger doou a parte Fuggerei da cidade dedicada à moradia para cidadãos carentes em 1516, que continua em uso até hoje.
A riqueza de Augsburg atraiu artistas que buscavam clientes e rapidamente se tornou um centro criativo para pintores, escultores, compositores e escritores famosos – e, notavelmente, o berço da família de pintores Holbein. Nos séculos posteriores, a cidade foi o berço do compositor Leopold Mozart (Pai de Wolfgang Amadeus Mozart) e do dramaturgo Berthold Brecht. A decoração das casas, igrejas e prédios públicos Rococó tornou-se tão predominante que ficou conhecida como “estilo Augsburg” em toda o país.
Em 1634, o exército sueco foi derrotado na vizinha Nördlingen e tropas católicas do imperador haviam cercado Augsburg que estava sob o controle do exército sueco. A guarnição recusou-se a se render e um cerco se seguiu durante o inverno e milhares morreram de fome e doenças epidêmicas. Acredita-se que no período da ocupação sueca e do cerco imperial a população da cidade foi reduzida de cerca de 70.000 para cerca de 16.000, com a peste e o tifo sendo o principal agente causador da mortalidade.
Em 1806, quando o Sacro Império Romano-Germânico foi dissolvido, Augsburgo perdeu sua independência e foi anexada ao Reino da Baviera. Durante o final do século 19, a indústria têxtil de Augsburg voltou a ganhar destaque, seguida pela indústria de fabricação de máquinas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, um subcampo do campo de concentração de Dachau ficava localizado próximo a Augsburg, fornecendo cerca de 1.300 trabalhadores forçados à indústria militar local.
Na Segunda Guerra Mundial, no ano de 1944, a Força Aérea Britânica bombardeou as fábricas militares. Em uma noite (25/26 de fevereiro de 1944), 594 aeronaves do Comando de Bombardeiros da RAF conseguiu destruir grandes partes do centro de Augsburg. Até os dias de hoje bombas são frequentemente encontradas em várias cidades alemãs. Durante o Natal de 2016, 50.000 residentes de Augsburg tiveram que ser evacuados para remover uma bomba de 3,8 toneladas.
Os últimos bombardeios mataram 730 pessoas e feriram mais de mil; 85.000 ficaram desabrigadas e quase um quarto de todas as casas da cidade foram destruídas. Foram centenas de incêndios e devido ao congelamento dos hidrantes por causa do frio (naquele inverno a temperatura era de 18 graus Celsius negativos), o combate a incêndios era complicado.
Curiosidade: Augsburg é a única cidade alemã com o seu próprio feriado público, o Festival da Paz de Augsburgo, que é celebrado todos os anos no dia 8 de agosto.
Descubra Augsburgo com o nosso city tour em português! acompanhado pelo seu guia brasileiro em Augsburgo, você irá descobrir, dentro do seu ritmo, a história e a vida local de uma cidade surpreendente. Seu roteiro será recheado de muitas informações históricas e culturais, experiências e delícias de toda a gastronomia que a cidade nos oferece.
Algumas atrações de Augsburg:
Prefeitura – Rathaus
A enorme prefeitura em estilo renascentista tem um interior luxuoso com tetos abobadados e pilares de mármore. A atração principal da Rathaus é o Salão Dourado, com seu belo teto ornamentado, de14 metros de altura. Exposições alojadas no prédio mostram aos visitantes um pouco da história da cidade de Augsburg.
O Salão Dourado tem sua origem no período da Renascença e é um dos exemplos mais impressionantes da época. O interior quase cega os visitantes com os elementos dourados que cobrem as paredes e o teto, ao lado dos murais e afrescos detalhados. Outros elementos notáveis incluem as paredes com painéis e móveis esculpidos em madeira dos outros salões.
Rua de Maximiliano – Maximilianstrasse
Andar a pé pela Maximilianstrasse é como viajar através dos tempos. Em 15 a.C., a Via Claudia Augusta foi criada para conectar o assentamento romano com a Itália e cresceu para ser uma das rotas comerciais mais importantes da época. Com fontes, estátuas, edifícios góticos, renascentistas, rococós, neo-classicistas e pós-guerra, Maximilianstrasse é considerada um notável exemplo da história da arte.
Abadia de St. Ulrich e St. Afra
A Abadia de Santo Ulrico e Santa Afra de Augsburg, de cerca de 1000 anos, juntamente com a pequena igreja de Santo Ulrico, exibem uma mistura admirável de estilos de arquitetura barrocos e renascentistas. A beleza do conjunto é reforçada pela sua rica decoração gótica. Seu interior conserva três enormes e muito preciosos altares renascentistas considerados uma obra-prima da escultura alemã do período. Seu campanário com forma de “cebola”, que domina a cidade do sul, serviu como inspiração para a construção de numerosas torres barrocas da Baviera.
Curiosidades: Em outubro de 1777, foi realizado um concerto de órgão por Wolfgang Amadeus Mozart. Em 4 de maio de 1782, o Papa Pio VI celebrou a missa na Basílica. A igreja foi secularizada em 1802, e entrou na posse do Estado da Baviera. Em 1810 a igreja foi elevada à paróquia, e em maio de 1987 foi visitada pelo Papa João Paulo II.
A Igreja Protestante de Santo Ulrico, localizada ao lado da Basílica Católica de St. Ulrich e Afra foi, originalmente, a casa de pregação beneditina e, desde sua construção em 1457, e depois usada como entrada para a basílica pelos peregrinos. Em 1526, o salão foi transferido para os protestantes como igreja paroquial. Este conjunto de duas casas de culto formando uma unidade é único em seu tipo.
Fuggerei
Em 1521, o renomado comerciante Jakob Fugger criou o projeto de habitação social que hoje é o mais antigo do mundo ainda em uso. Seus 140 apartamentos estão espalhados pelos 67 edifícios do “condominio fechado” e, com a sua igreja e edifícios administrativos, formam um pouco de um vilarejo medieval em seu próprio mérito. As regras e condições de funcionamento não mudaram nos quase 500 anos de sua criação.
As condições para morar nas casas permanecem as mesmas de 480 anos atrás: é preciso ter vivido pelo menos dois anos em Augsburg, ser da fé católica e ter se tornado indigente sem dívidas. Os cinco portões ainda são trancados todos os dias às dez da noite. Em troca, o moradores não pagam mais do que € 0,88 em aluguel por ano – sim, 88 centavos de Euro! – e são obrigados a orar pela salvação da família do benfeitor três vezes ao dia. Um pequeno museu no local reconta a história do complexo com um filme, textos e exposições.
Curiosidades: Os apartamentos possuem entre 45 e 65 metros quadrados, não há acomodação compartilhada; cada família tem seu próprio apartamento, que inclui uma cozinha, uma sala de estar, um quarto e um pequeno quarto de hóspedes. Todos os apartamentos do piso térreo possuem um pequeno jardim, enquanto os apartamentos do andar superior têm um sótão.
Todos os apartamentos têm conveniências modernas, como televisão e água corrente. Um apartamento térreo está aberto ao público e serve de museu. As campainhas têm formas elaboradas, cada uma sendo única, da época que ainda não havia iluminação elétrica, quando os moradores identificavam sua porta sentindo a maçaneta no escuro.
Dicas em Augsburg:
Que tal dicas de cafés em Augsburgo? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Dica 1: CHOCOLATERIE BITTER SUB: é uma delícia com um ambiente pequeno mas super fofo. Bem bacana pra curtir em dias quentes, pois o mais legal é sentar nas mesas do lado de fora e curtir o clima. Eles tem muitos chocolates e um bom chocolate quente (que mesmo em dias quente eu adoro).
- Dica 2: CAFÉ COSMOS HEART: O café é uma portinha não tão simples pra encontrar, mas ele reversa uma coleção de coisas saborosas e um clima super agradável. Tudo com aquele gostinho caseiro. Recomendo!
Duração do city tour em Augsburg:
O city tour feito a pé por Augsburgo tem a duração de aproximadamente 4 horas + deslocamentos. O tempo é somente uma referência, pois o passeio será feito no seu próprio ritmo, para que você aproveite a sua viagem da melhor maneira possível.
Passeios privativos em Augsburg:
Os passeios em Augsburgo são privativos e customizados pra você. Para viajantes sozinhos ou na companhia de família ou amigos, faremos o roteiro que melhor se adapta às suas expectativas de viagem.
Guia brasileiro em Augsburg:
O tour em Augsburgo é realizado em português, por um guia brasileiro, que conhece bem a cidade.
O que você vai descobrir em nossos passeios:
Queremos que você Descubra Augsburg de um jeito descontraído e personalizado, adaptado ao seu ritmo e aos objetivos da sua viagem. Que a sua viagem pra Alemanha seja dos sonhos! Seremos os seus anfitriões na Alemanha!
- Fatos históricos e culturais da Alemanha, apresentados pelo seu guia brasileiro (anfitrião German Routes).
- Curiosidades sobre a vida local na Alemanha, contados por guias que vivem a cultura local.
- Atrações que fazem sentido em seu roteiro de viagem, para que você tenha um turismo personalizado, feito sob medida pra você.
- Gastronomia típica: para provarmos o que a Alemanha nos oferece.
- Dicas sobre a cidade, transportes, lojas e outros passeios, para que você não se preocupe com nada e não passe nenhum perrengue em sua viagem.
Conheça as nossas viagens personalizadas:
Conte comigo para planejar o seu sonho 🙂 Estamos te esperando! Bis Bald!
Depoimentos dos nossos clientes:
Confira aqui os clientes que já fizeram os nossos passeios em português e contaram com toda a assessoria de viagem da GR Concierge (nosso ateliê de viagens).
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂
- Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
- Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
- Fale conosco: clique aqui para contato e passeios