Alemanha na guerra fria: Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi divida em setores de ocupação (entre comunistas e aliados) e viveu o período chamado de Guerra fria. No entanto, os problemas nas relações entre eles foram aumentando até chegar ao ponto de surgirem moedas distintas, ideais políticos diferentes e duas Alemanhas.
A construção do Muro de Berlim e sua queda fizeram parte de toda essa história.
1 – Alemanha na guerra fria (Alemanha oriental e ocidental)
A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética (1991), é o período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os aliados e comunistas, que disputavam a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A Alemanha na guerra fria foi dividida em duas: a Alemanha Oriental, chamada de “República Democrática Alemã” (em alemão: DDR, “Deutsche Demokratische Republik”) e a Alemanha Ocidental, chamada de “República Federal da Alemanha” (em alemão: BRD, “Budensrepublik Deutschland”).
Berlim, foi dividida em quatro setores: o lado ocidental, controlado pelos Estados Unidos, Reino Unido e França, e o lado oriental, controlado pela União Soviética. Isso significava que Berlim Ocidental era uma “ilha” dentro da própria Alemanha Oriental! Assim estava dividida a Alemanha e, especificamente Berlim, na guerra fria.
2 – Uma rua partida ao meio
Na guerra fria, algumas ruas e estações de metrôs foram bloqueadas após a construção do Muro de Berlim. A Bernauer Straße, no bairro de Prenzlauer Berg (Pankow) foi partida ao meio, pois o muro fazia fronteira diretamente com alguns apartamentos, que logo tornaram-se rota de fuga.
3 – O Controle do muro na guerra fria
O controle do muro de Berlim era feito por mais de 300 torres de observação, com monitoramento feito por mais de 11 mil soldados. A Alemanha na guerra fria, tinha um verdadeiro esquema de guerra, que fazia quase impossível as fugas dos moradores da Alemanha Oriental.
Clique aqui para nossas dicas de filmes sobre a Segunda Guerra mundial.
4 – Gorbachev pediu para que o Muro fosse derrubado
O presidente soviético Mikhail Gorbachev pediu a Erich Honecker que o Muro de Berlim fosse derrubado, isso em 1987, dois anos antes de queda. Tal pedido não foi atendido e tempos depois foi descoberto que a solicitação de Gorbachev estava escondida entre as anotações de um dos funcionários mais próximos a Eduard Shevardnadze, que foi o último ministro das Relações Exteriores da União Soviética.
5 – Consumo após a queda do muro
Após a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989, cerca de 200.000 pessoas lotaram a loja de departamentos KaDeWe para comprar: chocolate, café e Coca Cola.
A queda do Muro de Berlim
Em 9 de novembro de 1989, o governo recém empossado da DDR tentava controlar as fortes manifestações, que exigiam mudanças. Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz do governo, Günter Schabowski, por um erro de comunicação, anunciou precocemente que qualquer cidadão poderia atravessar a fronteira da Alemanha Oriental sem autorização prévia. A população rapidamente foi às ruas e se aglomerou no muro.
Depois de terem sido liberados, famílias e amigos puderam voltar a se ver depois de 28 anos de separação forçada. Sem conseguir segurar o público, os guardas liberaram a passagem. Era o fim do Muro. Foi sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da história da cidade, para não dizer da história contemporânea, e é relembrado com muita emoção pelos locais.
Berlim é história pura…. É uma experiência de aprendizado que vale muito em nossas vidas.
Clique aqui para conhecer nosso passeio sobre essa temática em Berlim com guia brasileiro
Bis Bald!
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂
- Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
- Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
- Fale conosco: clique aqui para contato e passeios
*Conheça também nossos passeios pela Escócia
- Da nossa série Alemanha na guerra fria