O castelo de Neuschwanstein foi construído a mando do Rei Ludwig II e já foi inspiração para filmes da Disney.
O Castelo de Neuschwanstein, no sul da Alemanha, é um verdadeiro sonho tornado realidade e parece ter saído de um conto de fadas. O interior é rico em referências da cultura e história alemãs, com inspirações em óperas e lendas. Por fora, a arquitetura majestosa contrasta com a natureza das montanhas.
Construído no século XIX a mando de Rei Ludwig II da Baviera, o castelo é um dos destinos turísticos mais populares da Europa.
O Castelo de Neuschwanstein
O Castelo de Neuschwanstein foi construído entre 1869 e 1892 para Ludwig II, então rei da Baviera. Apesar de ter sido construído no século XIX, possui um estilo arquitetônico medieval, escolha intencional que revela os interesses do monarca. O castelo é um dos mais bonitos da Alemanha, com características únicas.
Localizado na região da Baviera, no sudoeste da Alemanha, Neuschwanstein está cercado por lagos, florestas e montanhas. O complexo foi construído no topo de uma rocha e tem um aspecto alongado com várias torres, esculturas, pátios, varandas e janelas. A torre mais alta fica no pátio principal e tem 45 metros de altura. Assim, a fachada branca e as torres do castelo contrastam na paisagem montanhosa dos Alpes.
A decoração, toda no estilo romântico medieval, apresenta gárgulas e estátuas que adornam as fachadas. Além da beleza, Ludwig II queria que o castelo fosse um refúgio seguro. Por isso, Neuschwanstein tem muralhas grossas, construídas com pedras robustas. O castelo possui diversos acessos, cada um com um portão de tamanho e estilo diferentes.
O interior do castelo é um verdadeiro tributo às óperas do maestro alemão Richard Wagner. A lenda de “Lohengrin”, em especial, foi adaptada pelo compositor e serviu de inspiração para Ludwig II. A história de um cavaleiro em busca do amor da princesa Elsa encantava o rei e, por isso, está refletida nas pinturas e esculturas do castelo. Os cisnes, símbolo do cavaleiro Lohengrin, estão presentes em diversos elementos decorativos de Neuschwanstein.
O salão do trono representa o fascínio do rei pela arte bizantina e sua devoção à fé. A enorme cúpula dourada e azul e as colunas inteiramente ornamentadas fazem referência às igrejas do período Bizantino. As paredes são adornadas com mosaicos e cenas bíblicas, além das figuras religiosas, decoração também presente na capela do castelo.
Dada sua exuberância e dimensões, o Neuschwanstein possui uma enorme quantidade de salas e quartos. Dentre elas destacam-se ainda a Sala dos Cantores, um espaço projetado para as apresentações musicais todo ornamentado com pinturas que retratam cenas da natureza e da mitologia. Outro destaque é o quarto principal do rei e as elegantes salas de estar com janelas para apreciar a paisagem dos Alpes.
Além de todas as referências artísticas e históricas, os demais cômodos do castelo impressionam pela utilização de tecnologias avançadas para a época. O castelo conta, por exemplo, com um sistema de aquecimento de ar, água corrente com diferentes temperaturas, descarga automática nos banheiros e ainda um sistema de campainha elétrica para chamar os empregados. A modernidade também está refletida nas diferentes passagens Secretas e esconderijos do Neuschwanstein.
O Castelo de Neuschwanstein é mundialmente reconhecido como um dos mais bonitos da Alemanha. Anualmente, milhares de turistas visitam a construção. Sua exuberância serviu, inclusive, de inspiração para Walt Disney criar os castelos das princesas Cinderela e a Bela Adormecida.
História do Neuschwanstein e o Rei Louco
Sem dúvidas, o Castelo de Neuschwanstein foi o maior legado de Ludwig II no trono da Baviera. O monarca, mais conhecido como “Rei Louco” era conhecido por não atender os padrões estabelecidos para governantes como ele. Assim, a decisão de construir algo tão majestoso apenas aumentou sua fama.
Ludwig II nasceu em 1845 e era o filho mais velho do rei Maximiliano II (filho de Ludwig I, criador da Oktoberfest) e da princesa Maria da Prússia. Passou grande parte da infância e juventude no castelo da família, o Hohenschwangau, na cidade homônima da da região de Schwangau. Desde muito jovem, Ludwig II já demonstrava interesse por contos de fadas e lendas medievais.
Ele assumiu o trono da Baviera com apenas 18 anos depois da morte do pai. No entanto, Ludwig II demonstrava pouco interesse pela política e dedicou sua vida à arte e aos projetos arquitetônicos. Ao longo de seu reinado, encomendou o trabalho de diferentes castelos, o que acabou em um grande endividamento para a Baviera e uma fama de irresponsável.
Neuschwanstein, o mais exuberante de todos, significa “o novo castelo de pedra” em alemão. A obra iniciada em 1869 serviria de refúgio para o jovem monarca e, por isso, foi elaborada com todas as referências admiradas por ele. Além das características românticas da Idade Média, o castelo é um tributo à ópera de Wagner, “Lohengrin”.
Contudo, o projeto resultou em mais gastos exorbitantes, o que contribuiu para o descontentamento da população e da nobreza. As ideias e projetos do monarca eram considerados muito idealistas e fora da realidade para a época. Ludwig II foi considerado mentalmente incapaz e deposto em 1886. Poucos dias depois foi encontrado morto em um lago da região do castelo sob circunstâncias desconhecidas até hoje. O rei morreu antes da conclusão do sonho de Neuschwanstein e a construção foi aberta para visitação pouco tempo depois.
Outro momento histórico importante marcou o Castelo de Conto de Fadas. Entre 1933 e 1945, durante o período da 2ª Guerra Mundial, o local foi usado por Hitler para esconder obras de arte e tesouros roubados. O castelo foi transformado em um campo de treinamento para a chamada “Juventude Hitlerista”. Quando a Guerra terminou, Neuschwanstein serviu como base para tropas dos Estados Unidos e só foi devolvido à Baviera anos depois. A visitação só voltou a acontecer em 1949, depois de um longo trabalho de restauração.
Onde fica o Neuschwanstein
O Castelo de Neuschwanstein fica no Sul da Alemanha, na região da Baviera. Está localizado em uma zona de montanhas entre as cidades de Hohenschwangau e Füssen. A região faz parte da rota romântica da Alemanha e é marcada pela natureza e paisagem dos alpes, o que torna o passeio ainda mais especial.
Nas proximidades é possível conhecer a cidade e o castelo de Hohenschwangau, onde Ludwig II passou sua infância. A trilha conta com um trecho de mata, além de pontes que atravessam as árvores da região, como a Marienbrücke.
Visita ao Castelo Neuschwanstein
O Castelo de Neuschwanstein é um dos pontos turísticos mais visitados da Alemanha. A German Routes oferece guias brasileiros para o passeio. Entre em contato.
A demanda por ingressos é alta e os passeios costumam lotar desde as primeiras horas. É recomendado reservar os ingressos com antecedência. O período da tarde é geralmente o horário mais recomendado para visitar o castelo.
A subida até o famoso castelo de contos de fadas pode ser feita a pé, por uma trilha de aproximadamente 40 minutos. Para quem busca mais comodidade, os ônibus turísticos realizam o trajeto por cerca de 10 minutos. Para aqueles que buscam uma experiência ainda mais encantadora, as charretes proporcionam um passeio romântico digno de um conto de fadas.
Há ingressos para a visitação que combinam as atrações da região: o Castelo de Neuschwanstein, o Castelo de Hohenschwangau e o Museu dos Reis da Baviera.
A região oferece ainda belas paisagens da natureza dos Alpes, A cidade, que pode ser vista dos Castelos, possui charmosas ruas e casas coloridas. A dica é aproveitar o dia para conhecer a tradição e culinária bávara nas lojas e restaurantes da região.
Como chegar ao Castelo Neuschwanstein
As melhores formas de chegar ao Castelo de Neuschwanstein sao de trem ou carro. Saindo de Munique, são cerca de duas horas de viagem até a Schwangau, no Sul da Alemanha.
A German Routes oferece serviços de transfer com motoristas e acompanhamento de Guia em português. Entre em contato e saiba mais.
Passeios privativos na Alemanha
Os passeios com o guia brasileiro na Alemanha são privativos e customizados pra você. Para viajantes sozinhos ou na companhia de família ou amigos, faremos o roteiro que melhor se adapta às suas expectativas de viagem.
contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420
Fale conosco: clique aqui
Descubra também a Escócia e Portugal com nossos passeios personalizados.