A roupa típica da Alemanha é chamada de Tracht. E nossa viagem pelos trajes típicos da Baviera começa com um pouquinho de história.
Falando de história… Roupa típica da Alemanha
Por toda a história, as sociedades aplicavam leis para identificar de forma mais fácil, a classe social da população, suas atividades e seus privilégios (status). Um dos objetivos era impedir que as pessoas comuns pudessem imitar a aparência dos nobres, além de possibilitar uma identificação visual para discriminação de alguns grupos, como os judeus, por exemplo.
As roupas também poderiam indicar o estado civil e a origem dos habitantes de uma determina região. Temos como exemplo: o Quimono no Japão, o Sari na India, o Kilt na Escócia, o Tracht na Alemanha, entre outros.
Na Baviera, leis foram estabelecidas no ano de 1626, para dividir a população em grupos e, determinar o tipo de vestimenta para cada um deles. Agricultores, por exemplo, não poderiam usar joias valiosas e havia muitas regras para separar o tipo de roupa dos nobres e das pessoas comuns.
Anos depois, já no século XVIII, estava na moda, que os nobres imitassem a vida simples dos camponeses. Mas enquanto os camponeses usavam roupas feitas de pele de ovelha, os nobres, usavam roupas de camurça, que eram ricamente decoradas para simbolizar sua nobreza. Monarcas também começaram a utilizar os trajes em eventos oficiais e, rapidamente, a roupa foi popularizada.
Nos últimos anos, as roupas típicas da Alemanha, voltaram a ficar na moda e o interesse nessa roupa tradicional aumentou. Pessoas de todas as idades as usam novamente em celebrações especiais e nos festivais de cerveja da Alemanha, como a famosa Oktoberfest.
“Até os anos 90 não era muito comum se vestir com a roupa típica da Alemanha na Oktoberfest, mas nos últimos 15 anos esse costume alemão voltou de novo e as pessoas estão mais orgulhosas de sua cultura.” Axel, o Alemão.
Se você quiser conhecer a Alemanha com a gente, pode clicar aqui para ver um dos nossos passeios em Munique.
As roupas típicas da Alemanha
Para os homens, Lederhosen e para as mulheres Dirndl. Ambos os trajes tradicionais (masculino e feminino) foram criados pela classe trabalhadora e, ao contrário do que se pensa, a roupa típica feminina, o Dirndl não emergiu das regiões alpinas como o Ledershosen, mas da roupa utilizada no dia a dia pelas classes mais simples de mulheres trabalhadoras.
Os Lederhosen mais tradicionais são feitos com couro curtido, o que torna a calça de couro macia e leve, mas muito resistente ao desgaste. Uma parte muito importante do traje tipico são os bordados, que significava uma certa região do país.
As vestimentas das mulheres são muito graciosas! O Dirndl é um traje feminino composto de um corpete justo, geralmente ornado com fitas e bordados, um vestido branco de saia longa, com ou sem mangas, com rendas ou em linho. Por baixo do vestido, há anáguas engomadas para deixar a saia armadinha. O toque final pode ser uma tiara de flores e fitas nos cabelos trançados.
Tradicionalmente no Dirndl há um bolso escondido na frente ou na lateral da saia, chamado “Kittlsack” e também há um significado especial à colocação do nó no avental, pois indica claramente o estado civil das mulheres: Se estiver no lado direito, a mulher é casada, noiva ou já está comprometida ou se estiver no lado esquerdo, a mulher está solteira.
Você encontra as roupas típicas do sul da Alemanha em lojas especializadas como a Angermaier. Outra opção é pesquisar A roupa típica da Alemanha na Amazon ou em lojas de departamentos, que geralmente têm preços mais acessíveis.
Essas peças são confeccionadas e usadas com muito respeito e carinho pelos alemães porque refletem a cultura de seus antepassados.
Curtiu? Precisa de dicas para encontrar uma Roupa típica da Alemanha para a Oktoberfest? Fala com a gente!
Vem passear com a gente na Oktoberfest e descubra a cultura da Baviera! Embarque nessa experiência!
Bis Bald!
Conte comigo para planejar o seu sonho 🙂 Estamos te esperando! Bis Bald!
contato@germanroutes.com.br | +49 17676124420
FIQUE LIGADO: Quer uma viagem personalizada, desenhada sob medida pra você? Gostaria de viver uma experiência cultural e aproveitar melhor tudo o que o destino pode te oferecer? Quer economizar tempo, dinheiro e viajar sem perrengues? Então dá uma conferida nos links do nosso Ateliê de viagens 🙂
- Consultoria de Viagem com Roteiros personalizados: clique aqui
- Quer viajar com a gente? Passeios com guias brasileiros: conheça nossos passeios guiados (cultura, história e gastronomia)
- Fale conosco: clique aqui para contato e passeios
Descubra também Edimburgo com nossos passeios personalizados